Tendências da Engenharia para Engenheiros e Projetistas

Tendências da Engenharia para Engenheiros e Projetistas

Todo engenheiro ou projetista que deseja se destacar da concorrência precisa ficar por dentro das tendências da engenharia. Isso se deve à constante mudança em que o mercado vive. É preciso se adaptar para ter uma maior competitividade.

Graças aos avanços tecnológicos, o setor industrial tem evoluído cada vez mais. Novos métodos e ferramentas tem surgido visando oferecer mais possibilidades para os profissionais, bem como facilitar o trabalho como um todo.

Para 2018, as expectativas são bem altas. Mesmo com o segmento não tendo finalizado 2017 com números tão bons, as previsões para esse ano são animadoras. Isso por conta das novidades para o mercado brasileiro.

Se manter atualizado é essencial para qualquer profissional ou empresa que deseja se destacar. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas das principais tendências da engenharia que estão previstas para esse ano.

Confira algumas tendências da engenharia que todo o engenheiro ou projetista precisa conhecer

Com o constante avanço tecnológico, todos os dias são lançadas novas tendências da engenharia. No Brasil, algumas estão mais em alta. Confira abaixo o que promete bombar em 2018.

Eficiência Energética

Primeiramente, a Eficiência Energética tem se mostrado cada vez mais importante. A cada dia os engenheiros tem o desafio de construir grandes projetos, com a menor quantidade de recursos naturais possíveis. Para esse ano, essa é uma das promessas que prometem alavancar o setor.

O grande desafio será elaborar soluções para processos que consigam utilizar de forma racional os insumos. Assim, é possível obter os melhores resultados sem muito desgaste.

Sustentabilidade

Não é de hoje que isso está em discussão. A cada ano que passa o planeta sofre mais com o uso desenfreado de seus recursos. Cabe aos novos profissionais desenvolver projetos que se atentem aos cuidados com o meio ambiente.

No Brasil esse fator é uma urgência. Nos últimos anos temos sofrido com desastres ambientais causados por planos mal elaborados. Para conseguirmos evitar essas catástrofes naturais, é necessário que os engenheiros saibam seguir essas tendências da engenharia de sustentabilidade.

Projetos mais seguros, que exijam menos recursos naturais e que presem pela manutenção dos ecossistemas em torno das industrias.

Internet das Coisas (IoT)

A internet prova a cada dia que veio para transformar tudo o que conhecemos. E isso não muda dentro da indústria. Assim como em outros setores, ela tem desempenhado um papel de integração essencial.

Atualmente, é possível elaborar projetos de estruturas integradas, que permitam que várias funções sejam desempenhadas através do smartphone. Da mudança da cor dos vidros até o uso eficiente da energia. É possível controlar tudo com alguns toques.

Qual a importância de ficar por dentro das tendências da engenharia?

Você já percebeu como o mercado está em constante mudança? O modo de fazer as coisas há 30 anos atrás mudou completamente para o agora. De maquinários até desenhos de plantas de empresas, tudo tem se modificado.

Por isso, qualquer profissional ou empresa que deseja se destacar perante o mar de concorrentes precisa ficar por dentro das tendências da engenharia. Apenas dessa forma é possível verificar oportunidades de crescimento.

Mas, afinal, como se manter atualizado? Na verdade, isso é bem mais simples do que parece. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar.

  • Participe de eventos, congressos, feiras e simpósios do setor. Esses acontecimentos sempre apresentam novidades do segmento;
  • Busque capacitações e especializações tanto dentro do Brasil como no Exterior;
  • Contrate consultorias. Essas empresas são especializadas no que há de mais novo no mercado, e sempre poderão te ajudar a descobrir novas ferramentas;
  • Participe de workshops. Eles são excelentes formas de você trocar experiencias e informações com outros profissionais da sua área.

Com essas dicas simples, você verá como é fácil ficar por dentro das tendências da engenharia. Tenha sempre em mente que a atualização constante é essencial. É por meio dela que você conseguirá se destacar entre os concorrentes.

A tecnologia a favor do profissional

As novas tecnologias estão aí para te ajudar. Atualmente, existe uma série de equipamentos e aparelhos que te permitem criar projetos mais precisos, bem como diminuir o tempo de execução deles.

Os drones por exemplo, são grandes aliados dos engenheiros e dos projetistas. Isso porque, eles podem ser utilizados para obter imagens áreas do terreno. Além disso, permitem verificar o funcionamento de maquinários maiores.

Outra tecnologia incrível são os softwares de automação. Por meio deles, é possível executar tarefas, que antes levavam horas e dias, em apenas poucos minutos. É o caso, por exemplo, das máquinas autônomas que funcionam por meio de programação.

Portanto, é muito importante que você fique por dentro das tendências da engenharia. Mais do que uma forma de se destacar entre os concorrentes, dessa maneira você se tornará um profissional mais capaz e seguro sobre o seu trabalho.

Fique por dentro das novidades. Basta nos seguir nas redes sociais para receber notificações. Aproveite e confira o artigo “Instalações de Armazenamento: Erros e Acertos na construção”.

Deixe uma resposta