O que você precisa saber para trabalhar em um projeto de construção civil

O que você precisa saber para trabalhar em um projeto de construção civil

Quando falamos sobre trabalhar em um projeto de construção civil, muita gente ainda acha que basta ter a formação de engenheiro. Mas essa é a percepção que queremos mudar hoje.

Nos últimos tempos, os projetos vem se tornando cada vez mais complexos. Porém, com a tecnologia ao nosso lado, os desafios ficam mais atingíveis. Mas isso não deixa de lado a importância de conhecer algumas atividades básicas dentro do canteiro.

Além disso, o profissional deve ser especializado na área que deseja exercer sua função, seja ele engenheiro, mestre de obras ou arquiteto.

Resumindo… O que acontece é que, independente da profissão, existem algumas coisas que todo profissional deve saber na hora de trabalhar em um projeto. Confira:

Conhecimentos para trabalhar em um projeto de construção civil

Imagino que você já tenha percebido, mas não vamos tratar de questões técnicas neste artigo.

Para o sucesso de um projeto, é importante que os profissionais possuam algumas características e tenham as condições necessárias para desempenhar sua função. Mas, além disso, existem algumas atividades que devem ser adotadas por eles, são elas:

 

Conhecer a hierarquia do canteiro

Independente de ser o engenheiro civil ou não, é importante que os profissionais do canteiro de obras entendam qual é a hierarquia do local. Isso porque essa informação servirá para:

  • saber quais são as responsabilidades de cada um;
  • entender para quem reportar problemas;
  • quem são os encarregados, etc.

A hierarquia pode variar de empresa para empresa. Portanto, busque entender qual a realidade da que você está inserido.

Além disso, bons profissionais, principalmente aqueles em cargos de liderança, também precisam ser capazes de compreender quem são as pessoas-chave de um projeto. Essas pessoas, aquelas que são influentes e respeitadas pelos colegas dentro do canteiro, poderão servir de apoio para uma comunicação efetiva no canteiro.

 

O ritmo de trabalho é outro

Muitos profissionais de engenharia estão acostumados com o ritmo de trabalho em escritórios, mas a rotina dentro do canteiro é outra.

Existe um cronograma rigoroso a ser seguido, portanto, é comum que existam períodos onde o fluxo de trabalho será mais intenso.

Outro ponto de destaque é: a rotatividade de profissionais existe e é algo que deve ser levado em consideração. Logo, esteja preparado para isso e não deixe que o seu projeto trave por falta de profissionais capacitados. Tenha sempre um planejamento e um plano B para suas ações.

Outra forma de manter um bom ritmo de trabalho é recolhendo o feedback da equipe e buscar compreender quais são os pontos de melhoria no projeto.

Ah, e não espere o seu cronograma atrasar para verificar o porque disso estar acontecendo! Acompanhe constantemente o ritmo de trabalho e faça ajustes antes do problemas acontecerem.

 

Conheça a linguagem do canteiro de obras

O canteiro de obras, assim como outros ambientes de trabalho, pode ter uma linguagem própria. Entender como a comunicação funciona nesse ambiente será fundamental para que você seja produtivo e eficaz.

Já criamos um guia com os principais termos usados na obra, você pode conferir aqui: Glossário da Obra: um guia com termos que você precisa conhecer

 

Ninguém sabe de tudo

Não basta ter todo o conhecimento técnico do mundo e não entender o contexto. Contexto do seu projeto, de seus colaboradores e da região onde o projeto será executado. Você também deve se preocupar com o relacionamento humano, só assim você conhecerá sua equipe e saberá como inspirar seus colegas de trabalho.

Sempre podemos aprender algo novo com alguém, portanto, tenha paciência para escutar o que é dito para você. Ou seja, você precisa estar sempre disposto a aprender, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Dica extra: se você está começando agora, procure entender qual o contexto da organização e os desafios já superados. Isso com certeza trará maior confiança para você e te ajudará a entender o contexto de seu trabalho.  

 

Conclusão:

Para trabalhar em um canteiro, não basta saber apenas a sua função e ponto final. Devemos aprender a trabalhar em grupo, com respeito e entendendo as diferentes dimensões existentes dentro do canteiro de obras.

Esperamos que este conteúdo te ajude, mas não atenha somente a essas dicas. Lembre-se: nada disso resume a experiência de trabalho dentro do canteiro.

E se você quer aprofundar seus conhecimentos no assunto, recomendo que você leia também: Funções e Atividades de cada pessoa na Obra

 

Deixe uma resposta