O Futuro da Construção de Hospitais

O Futuro da Construção de Hospitais

Tendências e Obstáculos na Construção de Hospitais

 

Quando falamos de projeto de construção de hospitais é impossível não pensar nas tendências e obstáculos do setor.  A cada ano que passa o acesso à saúde de qualidade fica mais caro. Por conta disso engenheiros e arquitetos precisam buscar maneiras de criar projetos de baixo custo e que atendam plenamente as necessidades dos pacientes e dos empresários do setor.

Todos os dias dezenas de novidades novas surgem no mercado, prometendo resultados excelentes nos projetos de construção de hospital. Contudo, especialistas recomendam que os engenheiros busquem apostar naquilo que eles já têm conhecimento prévio e evitar apostas especulativas em previsões que não são tão certas.

 

Desafios

 

Atualmente, engenheiros e arquitetos que fazem projetos para hospitais e outros empreendimentos médicos tem uma série de desafios pela frente. Obstáculos esses que podem ser vencidos com a utilização de recursos tecnológicos e tendências do setor. Conheça alguns desses desafios:

 

Obstáculos em Projetos para Hospitais

 

  • Infraestrutura

Um dos primeiros desafios é em relação a infraestrutura dos ambientes médicos. É bastante visível que a grande maioria dos edifícios hospitalares em funcionamento possuem uma estrutura defasada, que não consegue suprir as necessidades dos pacientes, nem comportar a quantidade de equipamentos, procedimentos e soluções da saúde moderna.

 

  • Demanda Crescente

Outro desafio é em relação a busca de serviços médicos pela população. Nós estamos vivendo mais, isso é um fato. Conforme envelhecemos aumenta a demanda por serviços médicos. Além disso, precisamos também de diferentes tipos de cuidados básicos de saúde, e, também, de alguns tratamentos específicos.

 

  • Novas Especialidades

Com o surgimento de novas áreas de estudos, percebemos também um aumento da oferta e procura por novas especialidades. É preciso que os hospitais se adaptem a essas novas especialidades.

 

  • Acessibilidade

Outro grande desafio está relacionado às adaptações para portadores de necessidades especiais. Por incrível que pareça muitos projetos ainda negligenciam a acessibilidade.

 

  • Localização

É preciso ressaltar, ainda, a questão de composição demográfica e financeira do país. Não é de hoje que áreas rurais e de difícil acesso não possuem o atendimento adequado. De um lado faltam profissionais, de outros ambientes médicos que não tiveram um projeto eficaz e que não conseguem suprir as necessidades dessas populações de interior.

 

Todos esses desafios podem ser vencidos com o investimento em profissionais e empresas especializadas nesse tipo de empreendimento.

Tendências

 

Com a mudança que estamos enfrentando dentro do setor de saúde, uma série de novas tendências tem surgido. Conheça algumas tendências da área médica que você deve considerar na hora de criar ou executar o seu projeto:

 

Tendencias para Hospitais

 

  • Separação dos Serviços Ambulatoriais

Por conta do aumento de expectativa de vida da população, cada vez mais pessoas de terceira idade tem necessitado de cuidados permanentes e especializados. Logo, é essencial criar espaços que sejam adequados para receber esses pacientes.

 

  • Acomodação dos Acompanhantes

Leitos apropriados não só para os pacientes, mas também, seus familiares precisam de conforto e comodidade.

 

  • Soluções Energéticas Eficientes

Com foco na sustentabilidade, outra tendência na hora de elaborar projetos de construção de hospitais é a implantação de soluções energéticas eficientes que auxiliem a reduzir o consumo de energia. Como exemplo, podemos citar: arquiteturas que privilegiam a entrada da luz natural, espaços que promovam a circulação do ar e reduzam custos com ar condicionado além de instalações de energia solar para aquecimento de água por exemplo.

 

  • Realidade Virtual

Uma das principais tendências do setor de saúde é a utilização de recurso VR durante a elaboração do projeto de construção de hospital. Essa tecnologia, que a princípio era usada apenas dentro do entretenimento, hoje, se tornou um recurso essencial para arquitetos que desejam um planejamento de sucesso. Com essa tecnologia é possível vislumbrar o empreendimento ainda na fase de planejamento, e, assim, verificar de que maneiras as soluções elencadas pelo profissional funcionarão. Além disso, também é possível demonstrar para o cliente como o hospital ficará por meio de um tour digital dentro do empreendimento.

Essas são apenas algumas das principais tendências de construção de hospitais para os próximos anos. Elas surgem justamente para auxiliar arquitetos e empresários a suprirem as novas demandas dos clientes, bem como oferecer estruturas de qualidade, que consigam atender todas as necessidades da população, mesmo as mais específicas.

 

Planeje e Execute bem o Projeto do seu Hospital

 

Construction-Project-Management

Conhecer essas realidades é essencial para que engenheiros, arquitetos e médicos consigam construir empreendimentos de sucesso.

As novas exigências dentro da saúde possibilitam que os profissionais criem vários projetos modernos mas que ao mesmo tempo sejam capazes de reduzir os custos operacionais.

O Design Thinking também pode e deve exercitado. Mas esse é um assunto para um outro artigo completo. Veja também outras tendências nesse artigo: Previsões e Tendências na Construção de Hospitais para 2018 .

Para evitar que todo o seu investimento não alcance o sucesso desejado, procure profissionais e empresas especializadas nesse tipo de empreendimento.

Deixe uma resposta