Executando reforço de fundações sem parar a produção de indústria de alimentos

Executando reforço de fundações sem parar a produção de indústria de alimentos

A Enec Engenharia fez o reforço de fundações de uma indústria sem que fosse preciso parar a produção.  Confira agora como o projeto foi executado:

RESUMO

Com o piso “afundando” onde estavam apoiados alguns tanques de armazenamento, a solução foi a execução de fundações de reforço. A estrutura era necessária para apoiar os tanques da área de produção alimentícia sem desconectá-los das redes de operação. Ou seja, sem interromper a produção da indústria.

 

SOBRE O CLIENTE

Nosso cliente, uma multinacional do ramo de alimentos e produtos de higiene, nos contratou para executar fundações de reforço para tanque de armazenamento de uma área de produção. O piso onde estavam apoiados estes tanques estava sofrendo recalques. Estavam literalmente afundando.

Primeiramente, a proposta inicial, por parte do cliente, era a paralisação da produção, desmontar e retirar os tanques para execução de novas fundações para o apoio dos mesmos. Mesmo se considerando um prazo bem curto a interrupção de produção, proposta anteriormente, seria bastante traumática para a fábrica.

 

COMO ENEC AJUDOU

Após estudos iniciais e, em conjunto com a engenharia de produção industrial do cliente, adotamos como solução “pendurar” os tanques em estruturas provisórias. A medida foi tomada para mantê-los em funcionamento durante a execução das novas fundações.

Foram executadas as fundações para a estrutura provisórias e para os tanques em estacas cravadas de reação, em função do ambiente industrial e do difícil acesso de equipamentos. Sobre as estacas cravadas foram apoiadas as estruturas metálicas onde os tanques ficariam “pendurados” provisoriamente, através de cabos de aço. Além disso, também foram colocadas as vigas em concreto armado de fundações, que receberiam os tanques definitivamente.

Após a conclusão das fundações definitivas, estacas e vigas em concreto armado, os tanques estavam apoiados diretamente sobre elas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

Através deste novo processo construtivo foi possível a execução dos reforços de fundações com o mínimo de interferência no processo produtivo da indústria.

 

FAÇA DOWNLOAD DO CASE COMPLETO EM PDF

Preparamos um case completo com fotos das etapas de execução do projeto de reforço de fundação sem paralisação de produção. Faça o download para que você possa acessar offline sempre que precisar:

Deixe uma resposta