Equipamentos para obras: comprar ou alugar?

Equipamentos para obras: comprar ou alugar?

Para as construtoras essa é uma grande dúvida na hora de investir nos equipamentos para obras. Comprar ou alugar os maquinários pesados e os instrumentos utilizados em uma obra é um ponto a ser bem pensado e discutido com todos os responsáveis.

Os escritórios de construção tem que ter uma boa análise financeira para saber exatamente se sua empresa consegue arcar com a compra e manutenção dos equipamentos para obras ou se será melhor alugar.

Cada empreendimento é único. Então, analise com cuidado todas as etapas e busque a melhor solução. Saber fazer essa avaliação é importantíssimo para que as construtoras saibam os riscos e as incertezas do investimento.

O mercado da construção civil é instável e é imprescindível saber se a obra que vai durar alguns meses compensa ter um grande investimento ou se alugar equipamentos de melhor tecnologia é o melhor naquele momento.

Neste artigo vamos citar algumas vantagens e desvantagens de se alugar equipamentos para obras. Assim, você pode decidir com mais clareza.

Vantagens de alugar os equipamentos para obras

Economia na empresa

O aluguel diminui a necessidade de grandes investimentos que a empresa precisar fazer durante as obras, cortando grandes custos o aumentando dos lucros é visível. O valor pago para os terceirizados são mais em conta do que empréstimos feitos para a compra dos equipamentos. Com o aluguel à construtora também fica livre dos gastos com as manutenções, reparos e armazenamento.

Quando você compra um equipamento para obras seu investimento torna-se imobilizado, não deixando você investir em outros setores da sua empresa. No aluguel você devolve esse equipamento no final da obra sem custos inesperados, aumentando ainda mais o seu capital de giro.

Escolha dos equipamentos

As empresas locadoras renovam frequentemente seus equipamentos. Isso é um diferencial enorme em relação à compra, pois você pode escolher o maquinário adequado a sua obra. Além disso, conta sempre com tecnologia de ponta e atual.

Caso você compre um equipamento daqui a um ano ele ainda não poderá ser trocado, pois certamente ele ainda estará sendo pago.

Outra vantagem do aluguel é a troca dos equipamentos quando você desejar sem nenhum custo a mais. Isso é útil caso tenha algum defeito ou não se encaixa mais naquela obra.

Transporte e manutenção mais fácil

Trabalhar em um projeto distante do lugar que é armazenado o equipamento para obra pode dificultar a logística e atrasar o dia de trabalho. Quando você aluga a empresa fica responsável pelo traslado de todos os equipamentos e ferramentas contratadas para aquela obra.

Ao adquirir uma máquina você acaba ficado exposto aos riscos do mercado. Os investimentos com manutenção, reparos e inspeções tem influência na vida útil dos equipamentos. Isso aumenta  os custos daquele investimento. E com o aluguel você se livra dessa responsabilidade.

As empresas locadoras investem todo seu conhecimento e tempo para que esses equipamentos façam a diferença no seu projeto. Portanto, eles são os mais qualificados para as manutenções e o transporte dessas máquinas.

Aumento da produtividade

Como foi dito nos tópicos acima, o aluguel dos equipamentos pode ser nos dias de hoje muito mais vantajoso para as construtoras. E a consequência é o aumento da produtividade.

Ao alugar os equipamentos para as obras você contrata ferramentas modernas para cada etapa o que facilita o trabalho de todos. Você também consegue ter acesso a variedades de máquinas que às vezes não são usadas com muita frequência.

Além disso, você estará bem mais tranquilo em relação aos prejuízos que geralmente uma obra causa.

Vantagens de comprar os equipamentos para obras

Investimento

Esse é um grande investimento no momento, mas logo você sentirá que foi necessário. Se sua empresa de construção já está bem consolidada e com um capital de giro alto compensa você comprar seus equipamentos para obras.

Às vezes, os custos com alugueis são maiores do que adquirir sua máquina e tê-la sempre disponível. Investir na sua empresa é sempre positivo e desafiador.

Liberdade com o equipamento

Com a compra do equipamento você tem total liberdade sobre ele. Às vezes acontecem imprevistos e você precisa estar preparado para resolver imediatamente.

Sendo dono das ferramentas você tem poder de selecionar o problema com mais agilidade.

Montar sua própria estrutura

Se você deseja montar uma estrutura própria e subsistente para sua empresa de construção civil é mais vantajoso você comprar os equipamentos e as ferramentas.

Melhor conhecimento técnico

Quando você adquire maquinários de alta tecnologia é necessário qualificar seus funcionários para utilizá-las de forma excelente e otimizar o trabalho de toda a equipe. Pode parecer mais um gasto, mas é, na verdade, um investimento em longo prazo. Sua equipe estará preparada e esse pode ser um diferencial da sua empresa.

Agora você já conhece algumas das vantagens de alugar e comprar os equipamentos para sua obra. E já pode decidir o que vai ser melhor para o seu empreendimento. Aproveite e confira outros artigos no nosso blog.

Deixe uma resposta