
Entulhos: como fazer o descarte eficiente
O descarte de entulhos geralmente não é muito pensado durante o planejamento de uma obra, mas isso é um erro e pode gerar multas!
Os entulhos devem ser considerados desde o planejamento do canteiro, pois só assim a atividade terá um bom desenvolvimento e não atrasará processos.
Além disso, que a quantidade de entulho em uma obra é grande nós já sabemos! Mas existem maneiras de diminuir a produção de entulho e, consequentemente, gerar economia para a obra também.
Confira o nosso conteúdo e veja como fazer o descarte eficiente dos entulhos da sua obra!
O descarte de entulhos
O entulho é o “resto” da construção civil, sejam materiais ou resíduos em geral.
Muitas vezes o volume de resíduos produzidos em uma obra é muito maior do que deveria, o que resulta em desperdício de material e prejuízo financeiro.
Afinal, se o seu material está sendo desperdiçado, você está perdendo dinheiro e também prejudicando o meio ambiente!
Acontece que grande parte desses entulhos poderiam ser reaproveitados ou reciclados, evitando que esses materiais fiquem expostos por anos enquanto vão se decompondo. Além disso, é importante planejar o armazenamento dos materiais, só assim eles não serão perdidos.
Então, vamos apresentar algumas alternativas para que você descarte o seu entulho de maneira eficiente. Acompanhe:
Parcerias
Alguns estados possuem projetos para o descarte de entulho e planos específicos isso. Esse projetos podem geram economia tanto para a empresa quanto para o meio ambiente.
Neste caso é possível que você precisa ter um cuidado maior na hora do descarte, tendo que separar materiais, por exemplo. Mas a vantagem é que o seu material será descartado da maneira correta e, possivelmente, reciclado.
Então, pesquise se no local onde você está possui algum desses projetos e as condições para participar.
Descarte em local apropriado
A legislação brasileira não obriga que construtoras reciclem seus entulhos, mas saiba que está na lei a necessidade de realizar o descarte em local adequado.
Quem não realiza o descarte de maneira correta está sujeito à multas, portanto, cuide de seus resíduos. Ou seja, mesmo quando o seu material não seja reciclável procure os locais corretos para descartá-los.
Existem também os pontos de entrega de resíduos, os ecopontos. Cada local possui um limite diário de recebimento de entulho e é preciso realizar a separação dos resíduos antes de entregá-los.
Consulte previamente a existência de ecopontos e quais são as condições para descarte, não produza entulhos sem antes ter onde descartá-lo.
Empresas especialistas
Caso você não queira lidar com o descarte de entulhos é possível contratar empresas especialistas no assunto.
Não se esqueça de verificar se a empresa é licenciada, assim você evita dores de cabeça no futuro. Geralmente, as prefeituras possuem listas das empresas autorizadas a prestar esse serviço, consulte-a!
E mesmo que você contrate uma dessas empresas, pense no fluxo do seu projeto. O local de descarte deve ser pensando de forma que não atrapalhe o trabalho, seja de fácil acesso e não impeça a passagem.
Para saber como planejar o seu canteiro, leia também: Canteiro de Obras: saiba o que não pode faltar