Entulhos: como fazer o descarte eficiente

Entulhos: como fazer o descarte eficiente

O descarte de entulhos geralmente não é muito pensado durante o planejamento de uma obra, mas isso é um erro e pode gerar multas!

Os entulhos devem ser considerados desde o planejamento do canteiro, pois só assim a atividade terá um bom desenvolvimento e não atrasará processos.

Além disso, que a quantidade de entulho em uma obra é grande nós já sabemos! Mas existem maneiras de diminuir a produção de entulho e, consequentemente, gerar economia para a obra também.

Confira o nosso conteúdo e veja como fazer o descarte eficiente dos entulhos da sua obra!

 

O descarte de entulhos

O entulho é o “resto” da construção civil, sejam materiais ou resíduos em geral.

Muitas vezes o volume de resíduos produzidos em uma obra é muito maior do que deveria, o que resulta em desperdício de material e prejuízo financeiro.

Afinal, se o seu material está sendo desperdiçado, você está perdendo dinheiro e  também prejudicando o meio ambiente!

Acontece que grande parte desses entulhos poderiam ser reaproveitados ou reciclados, evitando que esses materiais fiquem expostos por anos enquanto vão se decompondo. Além disso, é importante planejar o armazenamento dos materiais, só assim eles não serão perdidos.

Então, vamos apresentar algumas alternativas para que você descarte o seu entulho de maneira eficiente. Acompanhe:

 

Parcerias

Alguns estados possuem projetos para o descarte de entulho e planos específicos isso. Esse projetos podem geram economia tanto para a empresa quanto para o meio ambiente.

Neste caso é possível que você precisa ter um cuidado maior na hora do descarte, tendo que separar materiais, por exemplo. Mas a vantagem é que o seu material será descartado da maneira correta e, possivelmente, reciclado.

Então, pesquise se no local onde você está possui algum desses projetos e as condições para participar.

 

Descarte em local apropriado

A legislação brasileira não obriga que construtoras reciclem seus entulhos, mas saiba que está na lei a necessidade de realizar o descarte em local adequado.

Quem não realiza o descarte de maneira correta está sujeito à multas, portanto, cuide de seus resíduos. Ou seja, mesmo quando o seu material não seja reciclável procure os locais corretos para descartá-los.

Existem também os pontos de entrega de resíduos, os ecopontos. Cada local possui um limite diário de recebimento de entulho e é preciso realizar a separação dos resíduos antes de entregá-los.

Consulte previamente a existência de ecopontos e quais são as condições para descarte, não produza entulhos sem antes ter onde descartá-lo.

 

Empresas especialistas

Caso você não queira lidar com o descarte de entulhos é possível contratar empresas especialistas no assunto.

Não se esqueça de verificar se a empresa é licenciada, assim você evita dores de cabeça no futuro. Geralmente, as prefeituras possuem listas das empresas autorizadas a prestar esse serviço, consulte-a!

E mesmo que você contrate uma dessas empresas, pense no fluxo do seu projeto. O local de descarte deve ser pensando de forma que não atrapalhe o trabalho, seja de fácil acesso e não impeça a passagem.  

Para saber como planejar o seu canteiro, leia também: Canteiro de Obras: saiba o que não pode faltar

Deixe uma resposta