Engenheiro civil x Arquiteto: o que é responsabilidade de cada um

Engenheiro civil x Arquiteto: o que é responsabilidade de cada um

Já falamos por aqui sobre a diferença entre o engenheiro civil e o mestre de obras. Mas você sabia que muitas vezes o papel do engenheiro também é confundido com o do arquiteto?

Por isso, preparamos esse artigo para destacar quais são as responsabilidades de cada um e mostrar onde os processos realmente se encontram.

 

Engenheiro Civil x Arquiteto

Primeiro, é importante saber que as duas profissões não são a mesma coisa.

Estamos acostumados a achar que o engenheiro civil é o único responsável por acompanhar o andamento de um projeto. Mas na verdade não é bem assim.

O engenheiro civil irá cuidar da estrutura da obra, ou seja, esse profissional irá fazer os cálculos para garantir que o projeto arquitetônico seja possível.

Já o arquiteto é o profissional que analisa o espaço e cuida da estética da obra. Ou seja, ele é responsável pelos elementos visuais e estruturais que envolvem desde a iluminação até a ventilação do local. Porém os dois profissionais devem estar presentes em um projeto da construção civil.

 

Arquiteto e engenheiro no canteiro de obras

Na construção civil é mais do que comum que engenheiros e arquitetos trabalhem juntos.

Enquanto o arquiteto irá elaborar a planta e outros aspectos do projeto, o engenheiro irá dimensionar e determinar os materiais a serem usados na obra. Mas isso não significa que uma atividade é independente de outra.

É normal, por exemplo, que engenheiro e arquiteto discutam sobre o projeto para determinar espaços, materiais, dimensões e até mesmo posições de vigas. Além disso, cabe a esses dois profissionais supervisionar o andamento do projeto de construção e validar se o andamento está ocorrendo conforme o planejado.

Para facilitar separamos uma lista com as principais atividades de cada profissional. Confira:

 

Arquiteto:

  • projeto de espaços;
  • planta de edifícios, construção e afins;
  • acompanhar a obra;
  • determinar materiais a serem usados no projeto.

 

Engenheiro Civil:

  • gerenciar e executar o projeto da obra;
  • projetar e executar reformas;
  • acompanhar a obra, supervisionar prazos;
  • calcular e garantir viabilidade do projeto.

 

Mas não para por aí! Existem diversas outras profissões e responsabilidades que acabam sendo confundidas dentro do canteiro. Quer saber mais sobre alguma delas? Comente aqui embaixo que iremos preparar um conteúdo para você! 

Deixe uma resposta