Como delegar tarefas no canteiro de obras

Como delegar tarefas no canteiro de obras

Saber como delegar tarefas no canteiro de obras é fundamental para maior produtividade e para obter um bom resultado final no projeto.

É difícil ter produtividade sem uma equipe forte e com boas estratégias. Mas saiba que tudo isso começa com o líder do projeto, então, se você ocupa este papel é bom ler este artigo.

Conduzir uma equipe é sempre um desafio, ainda mais quando essa equipe está em um canteiro, que já é um lugar complicado de manter-se organizado. Mas a questão é que não adianta nada querer tomar conta de tudo e não conseguir tomar conta de nada.

Portanto, se você quer saber como delegar tarefas, é bom começar conhecendo a sua equipe. Afinal, são nos momentos em que os prazos apertam e que o trabalho aumenta que precisamos saber em quem confiar.

Além disso, um bom líder precisa entender como distribuir atividades, a hora de conversar com as pessoas e como agir em cada situação.

Então, para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo para te ajudar a delegar tarefas e ter uma equipe cada vez mais produtiva.

 

A importância de delegar tarefas:

Delegar tarefas não é uma tarefa fácil, afinal, nem sempre é fácil confiar atividades à terceiros. Porém uma característica de bons líderes é confiar na sua equipe e saber a quem dedicar cada atividade.

Repare que delegar tarefas não é apenas “mandar”, é dividir responsabilidades e, ainda assim, garantir o desenvolvimento de seus colaboradores.

Outra vantagem que gestores e líderes têm nesse processo é o ganho de tempo, pois uma vez que as atividades são descentralizadas há mais espaço para priorizar outras.

 

Ser um bom líder é mais do que delegar:

Além de delegar as atividades é importante que o gestor acompanhe todo o andamento da obra, esteja presente caso qualquer problema surja e não transfira sua responsabilidade para outros.

Lembre-se de quem está à frente do canteiro de obras é a pessoa que irá influenciar o ritmo e qualidade do trabalho.

Então, na hora de delegar atividades não deixe de se planejar. Preocupe-se com a quantidade de pessoas que você tem e quais serão as atividades de cada um.

Também cuide para que colaboradores capacitados estejam a frente de tarefas que demandam maior conhecimento.

 

Centralizar atividades não é caminho, entenda:

Um gestor que não delega tarefas, seja ele o engenheiro ou o mestre de obras, acaba sempre sobrecarregado de atividades.

A sobrecarga faz com que o trabalho não seja produtivo e, além disso, deixa algumas pessoas paradas enquanto outras trabalham demais. Isso pode tornar sua equipe insatisfeita e sabemos que isso não é nada bom.

Outro problema da distribuição incorreta de atividades é o atraso. Um projeto que não extrai o melhor do seu time nunca será tão produtivo quanto poderia ser.

 

Dicas para delegar tarefas:

Já sabemos que delegar tarefas é fundamental para o sucesso de um projeto. Então, para te ajudar nesse processo separamos algumas dicas que poderão de ajudar.

Confira!

 

1. Conte com a ajuda do seu Mestre de Obras

O ato de solicitar a ajuda do mestre já faz parte da atividade de delegar atividades, mas pode ir muito além disso.

Seu Mestre de Obras conhece a equipe e é muito provável que ele saiba indicar quem é o mais adequado para cada função.

Além disso, o Mestre de Obras está ali para supervisionar a obra de cuidar para que tudo ocorra bem, então, conte com ele!  

 

2. Cuidado com a sobrecarga de atividades

Não adianta nada delegar todas as atividades para uma só pessoa.

Mesmo que alguém da sua equipe seja muito bom em diversas coisas não é interessante transferir todas as atividades para essa pessoa, afinal, você só estaria transferindo o problema de mãos.

É importante que na hora de dividir as atividades ela sejam de fato distribuídas entre diferentes colaboradores.

 

3. Acompanhe a sua equipe

Como já dissemos por aqui é importante que você acompanhe sua equipe e o desenrolar das atividades.

Verifique se seus encarregados estão executando as atividades de maneira correta e se as demandas estão sendo atendidas dentro do prazo.

Caso algo não saia conforme o planejado reajuste processos e avalie as funções de cada um. Lembre-se também de oferecer o apoio necessário para que cada atividade seja executada de maneira eficiente.

 

4. Adote ferramentas para o controle do seu projeto

Uma das principais ferramentas dentro do canteiro é o diálogo. Portanto entenda quais são as necessidades da sua equipe, explique como as tarefas devem ser executadas e explique para as pessoas o que você espera delas.

Mas, além do diálogo, você pode contar com o diário de obra para acompanhar o andamento do seu projeto. Este diário é um relatório de tudo o que acontece no canteiro e agrupa diversas informações importantes.

Então, já que ele é um documento obrigatório, extraia ao máximo todo o potencial que essa ferramenta tem a oferecer. Afinal ele permite que você identifique responsáveis por processos, acompanhe prazos, produtividade e muito mais.

Mas afinal, o que você acha de delegar tarefas? Se quiser aprender mais sobre outros processos que te ajudam nessa atividade, recomendo que leia também: A importância da Gestão de Projetos na Construção Civil

Deixe uma resposta