Custos de Manutenção de uma obra de baixa qualidade

Custos de Manutenção de uma obra de baixa qualidade

Entenda porque buscar o menor preço para a execução de um serviço nem sempre é a melhor alternativa para o seu projeto.

Trabalhar maneiras de reduzir os custos de uma obra é uma forma de gerar economia para o projeto. Mas, mesmo assim, é preciso avaliar onde as economias podem ser feitas e onde não é possível deixar de investir.

E sim, cuidar da qualidade do seu projeto é um investimento, afinal, os custos de manutenção de uma obra de baixa qualidade podem ser altíssimos.

Infelizmente alguns profissionais não enxergam problemas em usar materiais de baixa qualidade. Isso talvez aconteça devido à demandas por preços cada vez menores. O problema é que economizar comprando materiais de baixa qualidade e contratando profissionais ruins pode custar o sucesso de seu projeto.

E, pior ainda: em alguns casos as perdas podem ir muito além do financeiro.

Mas não pense que estamos falando que você não deve reduzir custos em sua obra. A verdade é que os custos devem sim ser reduzidos, mas desde que isso não altere a qualidade da  construção.

 

O barato sai caro

Não são só os materiais que podem alterar a qualidade da sua obra.

Equipamentos sem manutenção e colaboradores sem treinamento também podem impactar o seu projeto de maneira negativa. Então cobre de seu empreiteiro que a manutenção dos equipamentos esteja em dia e que o time responsável seja capacitado.

Aliás, nunca entregue seu projeto para uma empresa sem antes buscar pela reputação da mesma.

Quando você realiza uma pesquisa sobre os materiais, condições e pessoas que estarão envolvidos no seu projeto de construção as chances de que você desenvolva bem a sua obra são muito maiores.

Além disso, você já pensou no custo de ter que refazer parte de obra em apenas 02 anos por causa de material ruim? É melhor fazer bem feito já na primeira vez.

 

Existem produtos e serviços por preços justos

No mercado existem produtos com diferentes preços e qualidade.

Um consumidor exigente será capaz de identificar o melhor produto de acordo com o orçamento de sua obra certificando-se da qualidade do mesmo.

Outra dica aqui, além da pesquisa, é estar sempre atento ao prazo de validade dos produtos. Um impermeabilidade vencido, por exemplo, causará infiltrações nas paredes. Já imaginou o custo para arrumar isso depois?

 

Obra de qualidade reduz custos

Obras que passam por um processo de controle de qualidade evitam transtornos futuros.

Para isso, é preciso que cliente e construtora estejam empenhados em inspecionar o projeto durante o andamento e não somente no final. Os ajustes corretos no momento certo economizam recursos a longo prazo e não mancham a sua reputação.

Um canteiro bem planejado e com materiais adequados será mais produtivo, logo, as chances da obra ser entregue no prazo são maiores – o que já reduz alguns custos.

Além disso, caso algo esteja diferente do que foi estipulado no contrato será preciso realizar reparos e reformas no projeto. E esse processo irá adicionar custos…

Então, para que o projeto ocorra conforme o planejado é preciso que o empreiteiro esteja de acordo com as determinações do contratante. Também é preciso que ambos saibam a importância de usar materiais de qualidade.

Uma forma de garantir isso é conhecendo boas maneiras de estocar materiais e conhecer as principais NRs da construção civil.

Você também pode escolher quem já gerenciou e construiu mais de 2.000.000 m², é referência no mercado e possui know-how para se adequar a técnicas e métodos construtivos que atendam, com rigidez, normas nacionais e internacionais de segurança estabelecidas pelas empresas contratantes.

CONHEÇA A ENEC ENGENHARIA

 

Deixe uma resposta