Construtora e Incorporadora: entenda a diferença

Construtora e Incorporadora: entenda a diferença

Entenda a diferença entre construtora e incorporadora e veja as funções específicas de cada uma dentro de um projeto.

Você sabia que tanto a incorporadora quanto a construtora podem estar presentes em um projeto de construção? A verdade é que geralmente as duas atividades andam juntas mas cada uma com suas responsabilidades.

Para saber qual o momento de entrar em contato com as empresas, primeiro, é preciso entender seus conceitos e conhecer quais são das funções da construtora e quais as da incorporadora.

Por isso, neste post vamos falar sobre as diferenças entre construtora e incorporadora. Acompanhe!

 

O que é uma construtora:

A construtora, como o próprio nome faz referência, é a empresa responsável por construir o projeto da obra. Ela é a encarregada por cumprir especificações técnicas, prazos, é a responsável por possíveis acidentes de trabalhos e, geralmente, é contratada pela incorporadora para executar o projeto.

Além disso, toda a execução física de um empreendimento é de responsabilidade da construtora. Também existem outras atividades referentes à construção que estão a cargo da empresa construtora, como por exemplo:

  • reparos ou retrabalhos futuros;
  • pagamento de impostos sobre a mão de obra;
  • boa execução da obra etc.

Após a execução da obra a incorporadora confere se as especificações foram cumpridas, assim como prazos e outras determinações do projeto.

Detalhe: em uma única obra pode haver mais de uma construtora.

 

O que é uma incorporadora:

A incorporadora é a encarregada por tornar a obra possível. Ela é a empresa que vai realizar pesquisas sobre a viabilidade do projeto, buscar e adquirir o terreno, registrar a obra e realizar diversas outras atividades.

A incorporação não está ligada diretamente a execução da obra, mas sim pela produção e, em alguns casos, venda de unidades imobiliárias. Ou seja, muitas vezes a incorporadora é responsável por contratar a construtora.

Entre as principais atividades de uma incorporadora, estão:

  • realizar pesquisa de mercado;
  • registrar no cartório de imóveis as especificações da obra;
  • contratar profissionais para executar o projeto, e
  • solicitar licenças e aprovações para o andamento da obra.

Assim, a incorporadora também é a empresa responsável por garantir a entrega do empreendimento no prazo e valor determinado em contrato.

Existem também os casos onde a incorporadora é a empresa que vende o empreendimento. Neste cenário a incorporadora é que vai ser acionada quando há algum descumprimento de contrato.

 

Construtora x Incorporadora

Agora que você já sabe que incorporadora e construtora não são a mesma coisa mas dependem uma da outra, é possível entender porque existem diversas incorporadoras que também são construtoras.

As atividades são diferentes mas a finalidade continua sendo a execução e entrega do projeto.

Assim, enquanto a incorporadora busca viabilizar o início do projeto a construtora é contratada para executá-lo. E o processo de construção se torna mais prático quando as duas atividades estão em um só lugar.

A ENEC Engenharia, por exemplo, é uma construtora e incorporadora que está há quase trinta anos no mercado. Desde então a empresa acumula o know-how para se adequar a técnicas e métodos construtivos que atendam normas nacionais e internacionais de segurança.

Com mais de 200 empreendimentos em seu portfólio, a empresa é líder nos segmentos em que atua e é reconhecida pela qualidade de suas obras.

Conheça a ENEC Engenharia

Deixe uma resposta