Como executar uma reforma e ampliação de hospital sem parar os atendimentos

Como executar uma reforma e ampliação de hospital sem parar os atendimentos

Fazer uma reforma e ampliação de hospital não é tarefa fácil. A natureza desse tipo de construção já é especial devido aos altos requisitos de limpeza, qualidade e segurança que um hospital apresenta. Além do mais, construir com o hospital em andamento é um desafio ainda maior.

O ambiente é extremamente sensível, o que torna a reforma e ampliação de hospital uma intervenção de engenharia civil muito complexa. Esse tipo de construção demanda excelente planejamento para o cumprimento de prazos e soluções técnicas que fogem do comum.

Neste texto, você vai conhecer mais sobre os desafios e boas práticas da reforma e ampliação de hospital, além de conhecer um caso real de uma obra de sucesso desse tipo. Acompanhe!

 

Os desafios de uma reforma e ampliação de hospital

A obra em um hospital em pleno funcionamento tem diversas particularidades. Veja a seguir os principais pontos a serem observados.

Sensibilidade a barulho e sujeira

Primeiramente, a questão da higiene e salubridade é fundamental em uma reforma e ampliação de hospital. As áreas em funcionamento devem ser bem protegidas contra a poeira e é preciso ter atenção redobrada com o barulho gerado pela obra.

É claro que algum desconforto é inevitável, mas é preciso, sempre que possível, reduzir os ruídos causados e executar a limpeza do canteiro de obras com maior frequência.

Garantia de mobilidade

Ao projetar uma nova área para o hospital, é essencial relembrar de um dos principais requisitos desse tipo de construção: a mobilidade. Pode parecer óbvio que a acessibilidade seja algo a se pensar em um hospital, porém, na prática, ainda existem muitos estabelecimentos que não cumprem esse requisito.

Corredores, elevadores, corrimãos, quartos e banheiros devem ser adaptados para serem utilizados pelos pacientes de forma confortável e acessível.

Humanização

Um hospital moderno e eficiente precisa levar em conta também o lado humano do projeto, e colocar o bem-estar e a segurança dos pacientes como prioridade. É recomendável que o projeto inclua itens como áreas verdes, iluminação e ventilação apropriadas e outros itens para garantir a privacidade e o conforto dos pacientes, tornando o período no hospital mais agradável.

Impacto nas atividades do hospital

Além de pensar nos pacientes, quem faz uma reforma e ampliação de hospital também precisa pensar no seu cliente direto. Afinal, quanto maior o impacto nas atividades do hospital, maior será o impacto nas finanças dele.

Por isso, as intervenções têm de ser programadas para trazer o mínimo de distúrbio na rotina do hospital. Providências devem ser tomadas para que nenhum tipo de atividade seja interrompida.

Você está planejando uma reforma e ampliação de hospital? A ENEC Engenharia pode ser seu parceiro ideal! Entre em contato para descobrir toda nossa experiência e know-how!

Boas práticas a serem adotadas

Ao assumir uma obra desse tipo, é fundamental que a empresa contratada entenda a responsabilidade que esse tipo de intervenção envolve. Numa reforma e ampliação de hospital, será preciso utilizar funcionários treinados e conscientes das demandas dessa obra.

Eles devem ser orientados, por exemplo, sobre a importância de minimizar o barulho na obra e de cuidar da limpeza. Além disso, a segurança deles próprios e das pessoas que estarão circulando próximo à obra deve ser levada à sério.

Outro ponto importante de uma obra desse tipo é o planejamento. É preciso fazer de tudo para reduzir o tempo de execução e cumprir os prazos estabelecidos. Um bom trabalho de gestão, um diário de obras e acompanhamento constante do cronograma são essenciais.

Por fim, muitas vezes será necessário aplicar soluções inovadoras para atender a todos esses requisitos. Pensar fora da caixa pode ser a saída para reformar um hospital em pleno funcionamento causando o mínimo de impacto possível.

A reforma e ampliação de hospital realizada pela ENEC em Brasília

A ENEC Engenharia foi contratada para executar a reforma e ampliação de um renomado hospital da capital do Distrito Federal. Veja todos os detalhes!

A obra

A obra totalizou mais de 15.000 metros quadrados, sendo que a primeira etapa foi a mais desafiadora. Nela, foi feita uma ampliação do hospital em 1.600 metros quadrados sobre uma área terra que estava em pleno funcionamento.

Essa área acomodava setores importantes do hospital, como o centro cirúrgico. O desafio foi, nesta primeira etapa, executar as fundações profundas e a montagem da estrutura para permitir o acréscimo de pavimentos sem interferir ou prejudicar as atividades do hospital no nível do térreo. A foto mostra a laje desse andar antes da obra começar.

A solução proposta

A ENEC avaliou os projetos existentes e propôs a alteração da quantidade de pilares e do esquema estrutural dos pórticos metálicos. Com essa alteração, foi possível manter a quantidade de pilares com poucas interferências e, ainda assim, alcançar uma redução significativa do peso total da estrutura metálica.

A imagem a seguir mostra um detalhe da demolição por onde passaram os pilares metálicos, localizado na laje de cobertura do térreo.

A solução pensada e executada pelos profissionais da ENEC foi uma estrutura metálica para acomodar estes primeiros 1.600 metros quadrados de ampliação acima do térreo. A estrutura foi apoiada em somente 12 pilares e teve boa parte dela pendurada a tirantes nas vigas principais na cobertura. A seguir, a vista de parte da estrutura metálica montada.

Os resultados

Graças à solução proposta, a reforma e ampliação do hospital foi executada no prazo exigido e sem grandes interferências no funcionamento do hospital. Com a redução significativa do peso da estrutura, ainda foi possível economizar dinheiro e diminuir o preço final da obra para o cliente. Veja como ficou a estrutura metálica com os acabamentos!

Uma reforma e ampliação de hospital é uma obra especialmente desafiadora. O bem-estar dos pacientes deve estar sempre em primeiro lugar e a equipe que executa a obra tem que ser cuidadosa com isso. Os apartamentos ficaram assim depois de prontos:

Com a experiência e capacidade de inovação dos seus profissionais, a ENEC provou que a reforma e ampliação de hospital podem ser feitas no prazo, respeitando o funcionamento do hospital e, ainda, de forma econômica.

Sobre a ENEC Engenharia

A ENEC Engenharia atua no mercado de incorporação e construção civil desde 1979. Nossa experiência é composta por mais de 200 empreendimentos e 3 milhões de metros quadrados construídos ou gerenciados.

Modernidade, funcionalidade e excelência de execução em todas as etapas das obras são marcas registradas da empresa. Acabamentos primorosos, obras entregues dentro do prazo e cumprimento de normas nacionais e internacionais de segurança são pontos positivos sempre observados pelos clientes da ENEC.

Com experiência, know-how e atualização constante sobre as novas técnicas construtivas, a nossa equipe é capaz de oferecer excelência na execução e no gerenciamento de obras.

Desde a fundação da empresa, o trabalho e a excelência da ENEC fazem dela referência na construção de hospitais, edifícios residenciais, comerciais e industriais. Entre em contato agora mesmo para falar com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta