Como Escolher o Apartamento Certo?

Como Escolher o Apartamento Certo?

A praticidade e a segurança que os apartamentos proporcionam é indiscutível. Pessoas de todas as idades optam por este tipo de residência e essa tendência continua crescendo. Mas, como escolher o apartamento certo para o meu momento de vida? Neste artigo, reunimos os principais pontos a serem observados por você na hora de tomar esta decisão.

Como escolher o apartamento certo?

CONFIABILIDADE DO MERCADO E DA CONSTRUTORA

Em outro artigo, publicado em nosso blog, falamos sobre INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS DE ALTO PADRÃO. Naquele momento, mostramos dados que suportam a tendência crescente deste mercado e as vantagens de se investir em imóveis de luxo.

Para retomar a ideia, trazendo ao contexto da nossa sugestão de como escolher o apartamento certo, a melhor opção é buscar um apartamento de alto padrão.

É importante saber o histórico das empresas envolvidas (construtora e incorporadora) para se ter plena garantia. Priorize empresas com vários anos de mercado e com expertise comprovada. Essa checagem permitirá que você adquira um imóvel com a certeza de que será entregue em conformidade com o projeto e dentro do prazo. Após essa verificação, sua responsabilidade será simplesmente definir as exigências em relação ao imóvel.

QUALIDADE EM TODOS OS DETALHES

Quando se trata de investir, é necessário optar por um imóvel que seja bem localizado e com acabamento impecável. Além disso, é prioritário que as áreas comuns sejam entregues exatamente da forma como prometido no projeto. Se a sua escolha será para morar, a questão da qualidade tem um peso incrivelmente mais importante.

Portanto, ao fazer sua prospecção e posteriormente sua escolha, observe a localização, o conceito arquitetônico do projeto, os detalhes de conforto e as questões de segurança. Não se esqueça de dar atenção especial aos materiais de acabamento.

QUAL O SEU MOMENTO DE VIDA?

Outro ponto muito relevante é em relação ao seu momento de vida. Se você é um jovem solteiro, provavelmente não terá como apartamento ideal um 4 suítes com 3 vagas de garagem. Parece óbvio, mas é importante reforçar: para cada situação de vida, há um imóvel ideal. Essa ponderação será fundamental para você saber como escolher o apartamento certo.

Esse tipo de planejamento permitirá que você execute cada etapa de vida pessoal e profissional em coerência com sua vida de proprietário de imóvel. Isso quer dizer que, quando for a hora de mudar de fase, sua escolha ideal no primeiro momento te trará bons frutos. A venda será mais rápida e a experiência com a compra anterior facilitará o processo na próxima escolha.

MIXED-USE VALE A PENA?

Uma forte tendência da construção civil residencial e corporativa dos últimos anos têm sido os empreendimentos de utilização mista. Morar e trabalhar no mesmo local pode ser uma boa opção.. Aqui estão algumas vantagens dos empreendimentos mixed-use:

  • Economia de Tempo – o fato de não precisar se deslocar de casa ao trabalho por vários quilômetros e minutos te fará economizar o seu ativo mais valioso: o tempo.
  • Economia Financeira – evitar trânsito também te fará economizar em combustível e possíveis multas e acidentes.
  • Estilo de Vida Mais Saudável – todos esses pontos acima colaboram com um estilo de vida menos estressante. Consequentemente, você viverá com mais saúde. Outro ponto de vantagem é a possibilidade de se alimentar melhor e poder praticar atividade física na academia em qualquer intervalo.

Uma ressalva de desvantagem é em relação a esta proximidade da casa com o trabalho: muitas pessoas acabam ultrapassando suas cargas horárias normais. Consequentemente, sofrem prejuízos na vida social ou até anulam as vantagens da vida saudável por esse motivo.

LAZER É PRECISO

Lazer - Como Escolher o Apartamento Certo
Imagem de um dos espaços de lazer do Residencial Lounge 22 – obra da ENEC Engenharia no Setor Oeste em Goiânia.

O dia-a-dia corrido das grandes cidades exige que, ao chegar em casa, você tenha um refúgio de tranquilidade. Por isso, demande atenção especial às áreas de lazer dos empreendimentos pelos quais você se interessar.

A dica de vários arquitetos, pensando na experiência do morador, é que o local seja posicionado nas laterais ou ao fundo do condomínio. Isso permite um maior isolamento e garante a privacidade que você precisa para recarregar as energias.

Lembre-se de observar acabamento e itens de conforto, especialmente no lazer.

Em conclusão, ao analisar estes pontos que destacamos no artigo, você estará mais do que apto para selecionar o seu apartamento ideal. Para lembrá-lo de que agora você é um expert em como escolher o apartamento certo, segue o resumo dos pontos que tratamos:

  1. Fazer uma checagem de background da construtora/incorporadora responsável pela obra.
  2. Observar a qualidade do acabamento e a localização do imóvel é fator fundamental para que a compra seja um bom investimento sempre.
  3. Entender o seu momento de vida é a melhor forma de fazer a escolha ideal.
  4. Edifícios de uso misto tem várias vantagens e deve estar na sua lista de possibilidades.
  5. Escolher um empreendimento com boa área de lazer ajudará na sua recuperação das atividades diárias. Portanto, é fator primordial.

SUGESTÕES RÁPIDAS PARA SUBSIDIAR SUA ESCOLHA

  • Para jovens solteiros, apartamentos de luxo com 1 dormitório são uma ótima pedida. E eles tem se tornado cada vez mais comuns.
  • Para senhores e senhoras que querem descansar com conforto, o fator lazer deve ser uma das prioridades. Não somente os espaços comuns são importantes (piscina, salões de jogos, etc), mas outros espaços nos quais possam ser atendidos por profissionais de fisioterapia, terapeutas funcionais, entre outros. Tenha certeza de que o imóvel é localizado próximo a supermercados e farmácias para comodidade.
  • Para famílias, o quesito espaço privativo é o que mais conta. A quantidade de vagas de estacionamento, bem como o lazer, também devem ser bem escolhidos.

Acompanhe outros artigos nas nossas redes sociais. Veja também este artigo sobre PRÉDIOS COMERCIAIS.

Deixe uma resposta