Como entregar uma obra no prazo certo

Como entregar uma obra no prazo certo

Entregar um projeto no prazo é importante para conquistar a confiança do cliente e conseguir indicações futuras.

Mas sabemos que imprevistos acontecem e nem sempre é possível garantir que todas as etapas sejam entregues dentro do prazo correto. Por isso, o planejamento é a chave para que você se certifique de que tudo corra bem.

E não é só em grandes projetos que os prazos devem ser obedecidos. Em reformas, por exemplo, seguir prazos é ainda mais importante, afinal, as pessoas já estão acostumadas a relacionar reformas a problemas.

Além disso, entregar a obra no prazo garante que você evite transtornos e não tenha gastos extras.

Então, preparamos este artigo com 5 dicas para te ajudar a entregar sua obra no prazo. Confira!

 

5 dicas para entregar as obras no prazo certo

1. Cronograma bem planejado

Sim, é provável que você já saiba que o seu cronograma é importante. Mas o erro que muita gente comete é prometer prazos irreais a fim de garantir o contrato.

Uma pessoa que fica frustrada com o atraso de um cronograma pode ser muito pior do que uma que entende a necessidade de seu cronograma. Então, planeje-se bem e mostre a seu cliente porque as datas do contrato são necessárias.

Não se esqueça de dividir o cronograma por etapas e estipular corretamente o prazo de cada um.  Fique atento também ao acabamento da obra, essa é uma etapa que costuma gerar atrasos pois nem sempre o tipo de acabamento é considerado.

Lembre-se: cada etapa demanda um tempo, logo, o cronograma não deve ser o mesmo para todas.

2. Bom relacionamento com fornecedores

Já imaginou o transtorno de não conseguir entregar um projeto por conta de terceiros? Na hora de escolher seus fornecedores analise o histórico e mostre que você preza por prazos.

É importante que a necessidade de materiais seja planejada também, pois dessa forma será possível adiantar pedidos e garantir que eles cheguem em tempo hábil.

Então, não deixe para comprar materiais de última hora! Não há garantia de que seu fornecedor terá o produto em estoque e, caso você substitua o produto por algo que não foi planejado, isso pode gerar atrasos.

Além disso, não são só os fornecedores de materiais que são importantes… caso você pretenda contratar uma construtora, verifique o histórico da empresa e veja se ela possui profissionais capacitados.

3. Planeje seu canteiro de obras

E considere o tempo de construção do canteiro!  

Não considerar o tempo de construção do canteiro pode trazer diversos problemas, afinal,  pode levar um tempo para que ele esteja preparado. Use o seu cronograma e insira nele o tempo de construção e planejamento do canteiro.

 É fundamental assegurar-se que todas as atividades estejam listadas e tenham datas definidas. Uma grande vantagem disso é que com o canteiro você também pode otimizar seu tempo de trabalho, para saber como fazer isso, leia também: Canteiro de Obras: saiba o que não pode faltar

4. Treinamento e capacitação de colaboradores

Uma vez que você possui bons colaboradores, use isso para guiar os outros. Colaboradores capacitados farão seu trabalho de maneira mais eficiente, com isso fica muito mais fácil entregar a obra no prazo.  

Colaboradores sem treinamento irão entregar um trabalho mediano – ou até mesmo ruim, isso gerará retrabalho, o que pode ter como consequência o atraso no cronograma. Então, treine sua equipe

Ter a quantidade correta de colaboradores também é fundamental. É no planejamento que é a hora de avaliar quantas pessoas são necessárias para entregar o projeto de acordo com prazos e custos.

5. Esteja alerta para imprevistos

Ter um bom planejamento envolve antecipar todos os possíveis problemas que podem surgir. Uma pessoa que não se prepara acaba sendo pega de surpresa por menor que sejam as complicações.

E se você tem um projeto é relevante ter também uma reserva financeira. Imagine o seguinte cenário:

  • Você tem um projeto para entregar mas o andamento não é eficiente e há uma multa caso o atraso seja grande. Uma solução é contratar mais pessoas para o projeto, o que pode gerar custos mas ainda assim eles são menores do que a multa.

Entendeu a importância dessa reserva?

E não é só por causa da multa que você precisa de uma reserva financeira. Os prazos devem ser seguidos porque um cliente insatisfeito pode sujar sua reputação, levando a perda de contratos. 

Como dito, ter uma reserva é importante, principalmente porque sua obra não pode ficar parada por falta de recursos – isso com certeza atrasará seu cronograma.

 

Bônus: Acompanhe seu projeto

Se você programou tudo direitinho mas não acompanha o andamento do projeto, dificilmente ele será bem sucedido.

Vá até a obra, confira se os prazos estão sendo seguidos e verifique se é possível aprimorar algum processo.

Outra alternativa é contratar um gerente de projetos – pessoa responsável por garantir que o cronograma seja seguido. É claro que isso não elimina a necessidade de ir até a obra e acompanhá-la, mas pode te ajudar.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e mostre que você se preocupa com o bom andamento de seus projetos.

Deixe uma resposta