Como a tecnologia pode ajudar a sua obra

Como a tecnologia pode ajudar a sua obra

Confira alguns dos principais avanços da tecnologia no setor da Engenharia Civil e veja como a tecnologia pode ajudar a sua obra.

Quem está no mercado de trabalho sabe que novas tecnologias surgem a todo momento e algumas podem ser bastante úteis na hora de elaborar e/ou executar um projeto.

Alguns profissionais podem até demonstrar resistência na hora de aderir ao uso de novas ferramentas ou métodos. Mas a verdade é que a tecnologia pode te ajudar em:

  • ser mais ágil;
  • reduzir custos e
  • otimizar processos.

Além disso, esses ganhos podem representar um diferencial de mercado. Afinal, quem não quer um serviço rápido e de qualidade?

Pensando nisso, levantamos alguns dados sobre como a tecnologia pode ajudar a sua obra. Então veja agora o que você precisa saber sobre as novas tecnologias na área da construção civil!

 

Realidade Aumentada (RA)

A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita projetar o mundo virtual sobre o real. A boa notícia é que essa tecnologia não se limita somente aos jogos, como é mais comum vermos por aí. Dessa forma, é possível compreender que com a RA podemos gerar projeção virtual sobre um ambiente real.

Talvez, você já esteja entendendo como essa tecnologia pode ser útil para você, mas caso ainda não esteja claro, vamos te ajudar!

Com a realidade virtual é possível otimizar o design de um projeto, auxilia na compreensão de espaço e já existem softwares que permitem gerar hologramas em um espaço real. Com isso é possível entender como o seu projeto irá interagir com o espaço e muito mais.

 

Impressoras 3D

Se antes esse equipamento era extremamente caro e parecia impossível desfrutar de suas facilidades, hoje já é possível incorporar a impressora 3d em seu projeto.

Este tipo de equipamento é uma mão na roda, afinal, ela constrói quase tudo que você quiser. Além disso, é possível usar diversos tipos de materiais na impressão: papel, plástico, borracha e diversos outros… mas é claro que isso depende do equipamento e pode variar de um para outro.

Na construção civil uma vantagem deste tipo de impressora é a montagem de peças e produtos. Atualmente já existem até máquinas que são capazes de produzir uma parede! Outra vantagem é a redução de custos e diminuição de desperdício de materiais na obra.

Na China já é comum que engenheiros utilizem a impressora 3d, então, fique de olho nessa tecnologia para não ficar para trás quando ela popularizar por aqui.

 

Softwares e aplicativos

É aqui que entram algumas das ferramentas que você poderá implementar de maneira mais simples ao seu projeto. Existem diversos softwares e aplicativos que podem automatizar diversos processos que, até então, são feitos de forma manual.

A Gestão de Projetos, por exemplo, pode ser mais fácil com aplicativos que integrem projetos, agendas, o andamento de atividades etc.

Hoje existem diversos serviços e aplicativos disponíveis no mercado que podem te ajudar desde a etapa de orçamento até o acompanhamento do projeto em tempo real. Então, não hesite na hora de testar aplicativos, grande parte deles são gratuitos e podem te ajudar bastante.

 

Concreto sustentável

Antes, não havia tanta preocupação com utilizar  materiais sustentáveis em um projeto. Mas as pessoas buscam cada vez mais por construções sustentáveis.

Uma tecnologia que pode auxiliar nesse processo é o concreto sustentável, que tem como objetivo ser menos agressivo ao meio ambiente. Este concreto é produzido a partir do aproveitamento de outros elementos, o que diminui a produção de lixo.

É interessante saber que também existem outras tecnologias que visam otimizar esse produto tão utilizado na construção civil. O “concreto inteligente”, uma espécie de concreto que consegue “consertar” a própria rachadura, também já está disponível no mercado e pode ser uma escolha interessante.

 

Existem muitas possibilidades

Não são somente as tecnologias acima que podem ajudar a sua obra. Existem também materiais alternativos que estão mudando processos e o andamento do canteiro de obras.

A tinta solar, por exemplo, é uma alternativa ao painel solar e pode baratear os custos com energia de um projeto.

Além disso, é possível que empresas utilizem drones para mapear locais ou monitorar o andamento de grandes construções. Então podemos entender que as tecnologias podem ajudar sua obra tanto na agilidade quanto na segurança de colaboradores.

E não para por aí! A cada dia que passa a tecnologia avança cada vez mais… e você não deve ficar parado.

Então acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades e comente aqui embaixo quais tecnologias você já conhecia!

 

Deixe uma resposta