Capacitação de mão de obra: por que você precisa estar atento a isso

Capacitação de mão de obra: por que você precisa estar atento a isso

Uma equipe capaz de realizar o que foi solicitado é fundamental para que os objetivos do seu projeto sejam alcançados. Preparamos este post para que você entenda a importância da capacitação de mão de obra e veja estratégias para isso. Confira!

 

Porque a capacitação é importante:

Oferecer possibilidades para que seus funcionários evoluam dentro da sua empresa é importante para motivá-los. Além disso, o trabalho da mão de obra tem impacto direto no resultado final dela… então é importante que ele seja bom.

A capacitação tem ligação direta com o desempenho do projeto, qualidade de processos e técnicas e segurança das estruturas levantadas. Ou seja, seu projeto depende diretamente da qualidade dos profissionais que estão com você.

Enquanto muitas empresas decidem não oferecer incentivos para capacitar o seu time, outras estão treinando sua mão de obra e caminhando na direção correta.

Entenda agora como você pode ajudar na capacitação da mão de obra:

 

O que é a capacitação

A capacitação de funcionários é um processo que visa preparar o profissional para lidar com diferentes contextos durante a execução de suas atividades. O processo pode ser realizado de diferentes maneiras, sejam cursos ou treinamentos, adotando tanto conteúdo prático quanto teórico.

Assim, além de entender como executar atividades, o profissional entenderá a motivação daquilo e terá os conhecimentos necessários para atuar em sua função. Outra vantagem do profissional capacitado é a habilidade de compreender adversidades e resolvê-las.

A capacitação também permite que as pessoas desenvolvam novas habilidades e aprimorem seus conhecimentos. A ideia é que o crescimento do profissional influencie positivamente no andamento da obra e seja um exemplo aos demais.

Lembre-se: um time bem preparado entrega melhores resultados.

 

Como capacitar a mão de obra

Como dito anteriormente, a capacitação pode ser realizada de diferentes formas, ela também dependerá do nível educacional e cargo dos membros de equipe.

Muitas vezes seus funcionários irão aprender novas funções na própria rotina de trabalho, este fato é importante e deve ser estimulado. Porém é necessário adotar medidas de treinamento e cursos que permitam que esses conhecimentos sejam melhor explorados.

Além disso, muitas empresas optam por montar e oferecer seus próprios cursos no canteiro. Isso contribui para o aprendizado e ainda permite que a equipe fique mais integrada.

 

Importante saber:

Nem sempre a sua mão de obra terá uma base boa devido a falhas no processo de educação básica. Portanto, é importante adequar conteúdo e/ou até mesmo oferecer cursos de educação fundamental.

Este processo pode até parecer moroso mas desperta o interesse de funcionários. Outra vantagem de oferecer os cursos de capacitação dentro do próprio projeto é poder adaptá-lo de acordo com suas demandas. Dessa forma você treina sua equipe para executar aquilo que seu projeto precisa.

 

Deixe uma resposta