As Funções e Atividades de cada pessoa na obra

As Funções e Atividades de cada pessoa na obra

As Funções e Atividades de cada pessoa na obra. Saiba neste post quem são as pessoas que integram uma obra e quais são as atividades de cada uma delas.

Na construção civil existem diversas atividades e funcionalidades que são realizadas para que o projeto seja entregue. Isso envolve muitas pessoas e processos, nem sempre conhecemos tudo isso.

Algumas funções são mais conhecidas, como a do Engenheiro Civil, Mestre de Obras e Pedreiros. Mas se você acredita que o projeto se limita a isso, é aí que você se engana!

O canteiro de obras é gigantesco, abrange atividades complexas e diferentes. Então, continue lendo este artigo para entender quem são as pessoas que trabalham em uma obra.

 

Para entender a lista:

A lista a seguir está organizada em ordem alfabética, não segue hierarquia e pode conter diferentes profissionais. Afinal, não são todos os projetos que precisam das mesmas funções e atividades.

 

As Funções e Atividades de cada pessoa na obra

 

Ajudante de Pedreiro/Servente

O ajudante de pedreiro ou auxiliar de obras, é o funcionário responsável por preparar o canteiro e carregar e descarregar os materiais de construção. Geralmente estes profissionais estão ali para aprender uma nova função.

Além disso, este é o colaborador que irá executar algumas das atividades mais vitais da obra, entre elas a preparação de massas e transporte/descarte de entulhos.

 

Armador

O armador, como o próprio nome sugere, é o responsável por realizar a montagem de armações e outras estruturas na obra. Geralmente essas estruturas são em concreto ou aço.

Outras atividades do armador são: aplicar pilares, demanda de material de acordo com estrutura e montar vigas e lajes.

 

Arquitetos

Os arquitetos estão presentes no canteiro muito antes dele ser montando. Este é o profissional que irá projetar aquilo que será feito na construção. Ou seja, o arquiteto é o responsável por elaborar os planos de arquitetura da obra, o que inclui: definição de materiais, fiscalização do andamento do projeto, análise da viabilidade ambiental do projeto, entre outros.

 

Auxiliares

Os auxiliares, que muitas vezes são também os ajudantes de pedreiro, são os responsáveis por manter a limpeza do canteiro, cuidar da manutenção de máquinas e ferramentas, e auxiliar os demais funcionários em suas atividades.

 

Bombeiro Hidráulico

O bombeiro hidráulico também é conhecido como encanador. Este colaborador deve garantir que o canteiro terá água desde antes do início das obras. Além disso, ele também cuida das instalações de esgoto e demais encanamentos.

Aparelhos sanitários, válvulas, registros e tubulações devem devem ser instalados por este profissional.

 

Carpinteiro

O carpinteiro irá montar as estruturas metálicas e de madeira da obra. O trabalho inclui as montagem de blocos, baldrames, construção de andaimes, estruturas de telhados e muito mais.

Além disso, eles também planejam os trabalhos de carpintaria e podem contribuir no processo de armazenamento de peças e equipamentos.

 

Eletricista

Dentre as principais atividades da obra, está a do eletricista. Este profissional irá cuidar de toda parte de instalações elétricas, desde tomada até a passagem de fiação em estruturas e paredes.

 

Encarregados

O mestre de obras é o braço direito do engenheiro dentro do canteiro, mas você sabia que ele também possui um braço direito? Essa pessoa é o encarregado!

O encarregado é uma espécie de gestor da obra, ele irá garantir que cronogramas sejam seguidos, regras cumpridas e metas alcançados. Ou seja, o encarregado analisa e acompanha o andamento da obra para que os serviços sejam realizados da maneira correta.

 

Engenheiro Civil

Depois que o arquiteto elabora um projeto é importante executá-lo, correto? É aí que entra o engenheiro civil! Este profissional deve garantir que o projeto elaborado pelo arquiteto seja realizado da forma correta, fazendo cálculos e planejando a obra.

Leia também: Engenheiro Civil e Mestre De Obras: quais as funções de cada um?

 

Gesseiro

Muitos projetos precisam de estruturas de gesso. Neste caso o gesseiro irá preparar molduras, colocar gessos, fazer revestimentos e também realizar acabamentos. Além dessa atividades muitas vezes o gesseiro também faz painéis de drywall e os aplica no projeto.

 

Mestre de Obras

A supervisão da obra, de maneira geral, é de responsabilidade do mestre de obras. Ele atua desde o início até a conclusão do projeto. Portanto, o mestre de obras deve ter amplo conhecimento sobre as funções, cargos, etapas da construção e também materiais.

 

Operadores de máquinas e equipamentos

Estes profissionais irão cuidar dirigir, operar e cuidar de equipamentos pesados, maquinários e afins.

 

Pedreiros

Antes de tudo, saiba que existem diferentes tipos de pedreiro, o pedreiro de obra e de acabamento. Ambos irão executar o projeto definido pelo arquiteto e engenheiro.

O pedreiro de obra cuida da parte de alvenaria, rebocos, requadramento de portas, concretagem e afins. Por sua vez, o pedreiro de acabamento irá assentar pisos, bancadas e afins.Ou seja, enquanto um profissional monta a estrutura, o outro é responsável por aquilo que ficará a vista no projeto.

 

Pintor

O pintor também é um dos responsáveis pelo acabamento da obra. Ele irá cuidar da pintura e definirá qual o melhor tipo de insumo de acordo com o material e sua aplicação.

 

Não para por aí!

Algumas atividades são dividas em subcategorias, incluem outras e/ou existem especialidades dentro delas. Pedreiros de acabamento, por exemplo, podem englobar a atividade de ceramistas ou podem haver especialistas dentro do canteiro. Então, caso a profissão que você busca não conste na lista, nos informe que iremos completá-la!

 

Deixe uma resposta