A importância da Manutenção Preventiva de Equipamentos

A importância da Manutenção Preventiva de Equipamentos

A Manutenção Preventiva de Equipamentos é essencial para que tudo ocorra bem durante a execução de um projeto na construção civil. Veja neste post como fazer a manutenção de equipamentos e a importância do processo.

O processo de manutenção de um equipamento pode até não parecer prioritário. Aliás, é bem comum que empresas só prestem atenção aos seus equipamentos depois que eles apresentam problemas. Em outros casos é comum que eles fiquem meses sem receber nenhum tipo de cuidado.

Mas toda essa falta de atenção pode causa diversos prejuízos, além de atrapalhar o andamento de diversos processos.

Quando não cuidamos de um equipamento da maneira correta, pode acontecer dele estragar na hora em que mais precisamos. Nesses casos há duas opções: comprar um equipamento novo ou pagar caro pelo conserto.

Nenhuma das opções parece boa não é mesmo?

Então, para que você não passe por este tipo de situação preparamos este conteúdo com algumas dicas. Confira!

 

A importância da manutenção preventiva de equipamentos

A manutenção preventiva deveria ser uma etapa obrigatória dentro dos canteiros de obra. Afinal, ela traz diversos ganhos em processos e auxilia na prevenção de imprevistos.

O cuidado com equipamentos permite que eles funcionem bem e, consequentemente, mantenham a produção no ritmo esperado.

Algumas empresas aproveitam a etapa da manutenção para encomendar antecipadamente peças que precisarão ser trocadas. Dessa forma podem programar-se e não ficam com trabalhos parados durante o expediente.

Outra vantagem do processo é a redução de custos, uma vez que problemas menores são identificados antes que os equipamentos estraguem e quebrem.

E não devemos esquecer que a manutenção de equipamentos colabora para a segurança dos trabalhadores da obra.

 

Como realizar a manutenção:

Geralmente os equipamentos costumam vir com os prazos de manutenção em seu manual, principalmente maquinário pesado ou de uso mais complexo. Então, crie um calendário para controlar a necessidade de revisões do equipamento.

Cuidar dos equipamentos evita que acidentes aconteçam e pode salvar vidas.

Logo, escolha bem o local onde as manutenções serão realizadas. Algumas construtoras possuem oficinas bem equipadas e capazes de realizar os procedimentos necessários. Se este não for o caso da sua empresa, procure uma oficina terceirizada e lembre-se de procurar sobre a reputação do local.

Além disso, não se esqueça de adicionar os custos de manutenção no orçamento do seu projeto. Isso irá evitar sustos na hora de calcular os gastos e garantirá que você siga o seu orçamento.

 

Boas práticas

Usar os equipamentos da maneira correta e cuidar das prevenções já ajuda na vida útil do seu equipamento. Mas outra maneira de garantir a duração da sua máquina é registrando fatos sobre ela.

Durante o uso do maquinário observe se há mau funcionamento, se o equipamento esquenta ou se ele trava. Anote as datas e condições do ocorrido. Esses dados irão ajudar a detectar possíveis problemas e peças que precisam ser trocadas.

 

Não espere o seu equipamento apresentar problemas

Faça da manutenção preventiva um hábito e treine seus funcionários.

Pessoas bem treinadas irão extrair o melhor do maquinário sem estragá-lo, aumentando assim a vida do equipamento.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da Manutenção Preventiva de Equipamentos, saiba também como estocar materiais de construção e garanta o sucesso da sua obra!

One thought on “A importância da Manutenção Preventiva de Equipamentos

Deixe uma resposta