7 tipos de tijolo e uso para cada um

7 tipos de tijolo e uso para cada um

Separamos 07 tipos de tijolo e vamos falar sobre as finalidades de cada um deles. Esperamos que o conteúdo possa ajudá-lo a escolher o melhor material para o seu projeto.

Independentemente se você quer construir ou reformar, saber qual tipo de material usar é importante para que você alcance o resultado esperado. E, mesmo que você saiba um pouco sobre o assunto, sempre temos algo para aprender, não é mesmo?

Neste artigo, preparamos uma lista com os 07 principais tipos de tijolos e as formas como são usados. Confira:

 

Mas primeiro, quais são as funcionalidades do tijolo?

Os tijolos são blocos, geralmente de barro ou concreto, que são usados em construções para formar a base e levantar paredes.

Porém existem diversas funcionalidades e tipos de tijolo. Conhecer cada um te ajudará a escolher o material mais adequado de acordo com sua necessidade

Alguns tipos, por exemplo, devem ser usados somente para efeitos decorativos pois não apresentam resistência. Já outros são feitos de materiais mais resistentes e aguentam diferentes temperaturas.

Veja agora quais são os principais tipos de tijolos e o uso para cada um:

 

Adobe

O Adobe, como muitas pessoas sabem, é um dos tipos mais comuns de tijolos. Esse tijolo é feito de barro e fibras naturais, antigamente eram até mesmo cozidos a luz do sol.

Esse tipo de tijolo ficou popular devido a facilidade de produção e ainda é um dos principais a serem utilizados em muitos locais do Brasil.

O adobe também é conhecido por ser um material sustentável, já que não é tão agressivo ao meio ambiente e não necessita de gastos energéticos para sua produção. Porém, quando o adobe não é cozido em altas temperaturas, pode acontecer do material acumular umidade.

 

Cerâmico

Esse provavelmente é o tipo de tijolo que vem a sua cabeça quando você pensa no material. O tijolo cerâmico é aquele avermelhado e que se popularizou no Brasil devido ao baixo custo para sua aquisição.

O produto é feito a partir de argila e é cozido para ter o seu acabamento final.

Esse tijolo se destaca por ser mais leve do que o de concreto e absorver menor quantidade de água. Porém, ele é menos resistente e necessita de mais argamassa para vedação. Além disso, não é comum que esse tijolo fique exposto para fins decorativos.

 

Concreto

Os tijolos ou blocos de concreto são, como o próprio nome já diz, peças feita de concreto geralmente utilizados na construção de muros.

Esse tipo de tijolo pode ser encontrado em diferentes tamanhos e modelos. Eles costumam ser unidos pode argamassa e contam com acabamento distintos: liso ou rugoso, inteiro ou vazado etc.

Além disso, atualmente existem casos onde ele é usado em paredes de modo em que fique exposto, ou seja, é usado também de forma decorativa.

 

Decorativo

O tijolo decorativo é aquele que, geralmente, vemos no exterior de churrasqueiras ou em paredes estratégicas.

Eles não devem ser usados na sustentação de paredes pois não possuem resistência para tal.

Os tijolos decorativos podem ser vendidos em diferentes tamanhos, cores e texturas e conferem um visual rústico para ambientes. Hoje existem até mesmo papéis de parede que imitam o efeito causado por eles. 

 

Ecológico

O tijolo ecológico é pensando para economizar tanto na quantidade de material quanto no impacto ao meio ambiente.

Geralmente o tijolo é feito de água, cimento e terra, não sendo cozido e utilizando terra arenosa.

Esse “modelo” é feito de forma com que as peças individuais se encaixem e, consequentemente, economizem também os materiais que são usados para criar o ligamento entre eles.

 

Laminado

O tijolo laminado é um material com alta resistência devido a quantidade de furos presente em sua estrutura.

Ele é comumente usado para muros que precisam de acabamento mas sem aumentar custos.

Geralmente esse tijolo também é feito de argila e seu processo de fabricação é semelhante ao do tijolo de cerâmica.

 

Vidro

O tijolo de vidro não é usado no processo de construção, tendo finalidade decorativa.

Os blocos de vidro costumam ser mais caros do que os demais tipos de tijolos. Porém a peça é bastante utilizada para permitir que mais luz entre no ambiente, gerando assim economia de energia.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de tijolos?

Sem dúvidas, é importante conhecer diferentes materiais para que seja possível escolher o melhor de acordo com seu caso.

Esperamos que, agora, você saiba um pouco mais e esteja preparado para escolher o melhor material para o seu projeto. Então, não deixe de curtir nossa página nas redes sociais para sem receber esse tipo de conteúdo:

 

Deixe uma resposta