5 Ideias para Projetos de Grandes Indústrias Farmacêuticas

5 Ideias para Projetos de Grandes Indústrias Farmacêuticas

Indústrias farmacêuticas são grandes pólos de pesquisa e precisam de estrutura para tal. Então, para que você se inspire no seu projeto separamos 5 ideias para projetos de grandes indústrias farmacêuticas.

No Brasil a indústria farmacêutica é uma das que mais fatura e desenvolve novidades no mercado. Isso faz com que organizações busquem crescer e expandir áreas de atuação, portanto, projetos de construção fazem parte desse processo.

A tecnologia está cada vez mais presente na realidade desse mercado, logo, isso não seria diferente em seus projetos e obras. Além disso, essas indústrias estão entre as mais inovadoras do país.

 

5 Ideias para Projetos de Grandes Indústrias Farmacêuticas:

1.  Crie espaços focados no ser humano

A indústria farmacêutica vive de muita pesquisa e muitas vezes esse processo envolve o tratamento de pacientes com as mais diversas necessidades. Para isso, as indústrias acabam precisando de ambientes que atendam a necessidade dessas pessoas.

Uma alternativa para essas indústrias é oferecer ambientes que sanem essas carências e também garantam a privacidade dos pacientes e suas famílias.

Portanto, na hora de planejar os ambientes para essas indústrias, considere também:

  • salas para exames e procedimentos;
  • consultórios adequados;
  • áreas de conferência;
  • sala para descanso;
  • jardim de meditação, e
  • espaço para café.

Além disso, em casos onde houver espaço para tratamento compartilhado certifique-se de garantir a flexibilidade para o paciente. Um bom exemplo disso é criar espaços semi-privados, onde baias possam ser abertas caso o paciente deseje.

 

2. Não tenha medo de espaços compartilhados

Na construção de indústrias farmacêuticas os espaços compartilhados nem sempre são considerados como uma opção. Mas a verdade é que muitos processos andam lado a lado.

Ao contrário do que diz a crença popular, espaços compartilhados não significam falta de organização e podem sim trazer ótimos resultados para equipes, seja em ideias ou ganhos de tempo em processos.

É importante que os espaços compartilhados sejam analisados junto ao idealizador do projeto para apenas as áreas que fizerem sentido juntas sejam agrupadas. Outra alternativa é pensar em espaço para troca de ideias e experiências.

 

3. Centros de pesquisa menores podem ser uma opção

Para a indústria farmacêutica não é nada barato construir centros de pesquisa gigantescos. Uma alternativa para isso é construir centros menores e em diferente localizações.

Esses centros satélite podem ser utilizados em casos onde serviços, matéria prima ou pacientes estão em uma localização afastada da sede principal da indústria. Dessa forma, é possível estar presente no ambiente necessário sem precisar realizar um investimento gigantesco nesse processo.

Algumas empresas também adotam a estratégia de criar um pequeno centro de pesquisa como forma de analisar o terreno e preparar o ambiente para a chegada e/ou expansão da marca.

Além disso, muitas vezes as mudanças na indústria ocorrem de maneira muito rápida por conta de tecnologia, logo, ambientes menores permitem o teste e adaptação mais veloz à essa necessidade.

 

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de grandes projetos. Na construção de indústrias farmacêuticas não deixe para usar a tecnologia somente para projetar ambientes e em seu maquinário.

Preocupe-se também com a tecnologia utilizada pela própria indústria e como ela é inserida nos ambientes. Lembre-se que muitas vezes máquinas pesadas estarão presentes nesses locais, então, é importante pensar em ambientes que as comporte de maneira eficiente.

Esteja atento às mudanças na tecnologias e equipamentos!

Projetar ambientes que estão preparados para se adaptar aos avanços tecnológicos será um diferencial na obra. Pense em como o ambiente deverá comportar as instalações alguns anos a frente da entrega do projeto.

Será que ele ainda será capaz de acomodar as tecnologias e equipamentos?

 

5. Crie um projeto verde

Já falamos por aqui sobre a importância de construções sustentáveis e elas são grandes aliadas na hora de criar projetos inovadores. As indústrias farmacêuticas não costumam desperdiçar recursos, logo, não desejariam que isso acontecesse na construção de seus projetos.

Também é indicado que seu projeto inclua materiais com certificados de garantia, afinal, a construção de indústrias farmacêuticas é complexa e exige que uma série de critérios sejam atendidos.

Logo, um projeto verde contribui para a economia do projeto, para o desenvolvimento da criatividade e também na busca de materiais de qualidade, uma vez que isso é uma das premissas da construção sustentável.

Além disso, instalações que são desenvolvidas segundo as premissas da construção sustentável tendem a ser mais econômicas e a gerar lucro e/ou economia a longo prazo.

 

Pensando no seu projeto?

Procure quem tem qualidade superior em todos os projetos. A ENEC Engenharia é uma empresa goiana que já gerenciou e construiu mais de 3.000.000 m² (três milhões de metros quadrados).

A ENEC tem como prioridade a excelência desde a sua fundação. Além disso, a empresa é referência na construção de hospitais, edifícios residenciais, comerciais e industriais.

 

CONHEÇA A ENEC

 

Deixe uma resposta