5 Dicas de Produtividade para Engenheiros

5 Dicas de Produtividade para Engenheiros

Entenda como é possível gerenciar melhor o seu tempo e trazer resultados reais com estas 5 dicas de produtividade para engenheiros.

Ter muitas atividades pode acabar prejudicando a produtividade de engenheiros devido a confusão na hora de gerenciar todas as tarefas.

Mas, mesmo assim, muitos profissionais acabam absorvendo diversas atividades sem buscar maneiras de otimizar o próprio tempo e sem organização. Isso talvez aconteça devido a correria da rotina ou por falta de conhecimento sobre métodos de aprimorar a própria produção.

No entanto, existem ótimas maneiras de aumentar a produtividade, conseguir cumprir a lista de atividades e render mais.

Então, para saber como melhorar a sua produtividade, continue lendo este artigo:

5 dicas de produtividade para engenheiros

1. Faça listas

Essa dica pode até parecer batida, mas a verdade é que listas são importantes para você ter o controle de suas atividades.

Criar uma lista de tarefas pode até parecer desanimador quando você se depara com o número de atividades a serem realizadas. Mas esse é, sem dúvida, o primeiro passo para que você se organize.

Suas listas podem ser organizadas através do método kanban que consiste em separar as atividades em aquelas que ainda precisam ser feitas, em andamento e entregues. Assim você terá maneira simples e fácil um quadro de todas as suas atividades e a situação em que elas estão.

E lembre-se que lotar sua listas de atividades não o tornará mais produtivo. É preciso fazer o que está ali e não lotar a lista com tarefas corriqueiras, como abrir e-mails, por exemplo.

Dica extra: existem ferramentas, como o Trello por exemplo, que permitem criar listas e organizá-las dessa maneira. Assim, você ainda economiza tempo no processo, o que nos leva a dica a seguir…

 

2. Elimine o excesso de trabalhos manuais

Certamente existe em seu trabalhos atividades que são realizadas de forma manual mas que poderiam ser automatizadas.

Busque identificar quais são essas atividades e, em sequência, pesquise como a tecnologia pode te ajudar com esses processos.

Se você deseja finalizar um número maiores de tarefas de maneira eficiente e dentro do prazo ideal, as ferramentas vão te ajudar. Então, tenha como missão otimizar seus processos.

 

3. Reunião ou e-mail?

Você pode até não trabalhar em um escritório de engenharia mas, com certeza, acaba envolvido em reuniões.

O problema é que, apesar de essenciais, nem sempre as reuniões são produtivas como deveriam. E quando não rendem resultados as reuniões acabam desperdiçando um tempo valioso que poderia estar sendo aplicado para finalizar uma tarefa.

Logo, antes de convocar uma reunião questione-se se aquele assunto não poderia ser resolvido por e-mail. Além disso, busque listar os tópicos importantes que devem ser discutidos dentro da reunião e atenha-se a eles.

 

4. Aprenda a priorizar tarefas

A frase “quando tudo é urgente, na verdade nada é.” é verdadeira.

Aprender a priorizar tarefas vai fazer com que a rotina de trabalho do engenheiro renda muito mais. Afinal, o dia tem 24 horas mas não é possível trabalhar todas elas.

Para facilitar sua vida, analise sua lista de atividades e detecte quais são aquelas são prioridades. Você pode definir a prioridade de acordo com tarefas que estão com o prazo de entrega mais apertado ou que demandam maior tempo.

Outra opção é já montar sua lista de acordo com a ordem de prioridade e ir executando-a nesta sequência.

É claro que às vezes demandas realmente urgentes irão aparecer, mas, se você já possuir processos organizados, essas demandas não irão atrapalhar a rotina do seu negócio.

5. Produtividade para engenheiros envolve foco

A sua meta principal deve ser aquela atingida da melhor maneira possível. E existe uma forma de conseguir executar tarefas com excelência, que é focando e organizando atividades.  

Muitas pessoas acabam desperdiçando um tempo maior do que o preciso em atividades corriqueiras inconscientemente a fim de evitar tarefas mais complicadas. Não evite as tarefas complicadas!

Também não tenha medo de suas tarefas. Comece por aquelas que parecem mais complicadas e depois vá para as mais simples. Dessa forma, você dedica um tempo maior para o que é essencial e não está cansado na hora de executá-las.

 

Você também é importante

Não se esqueça que para que um engenheiro seja produtivo é preciso estar bem. Então, procure dormir o número corretos de horas, não exagere no café e tenha um tempo para você.

A sobrecarga de atividades têm impacto direto sobre sua produtividade. Logo, procure estar bem e comer corretamente, essas coisas não parecem importantes mas são.

Criar uma rotina e ter consciência sobre ela também ajuda engenheiros a planejarem melhor suas tarefas. Afinal, uma vez que você sabe onde estará em determinada hora do dia será mais fácil planejar-se para executar suas tarefas.

Gostou das 5 Dicas de Produtividade para Engenheiros? Nos siga em nossas redes sociais para acompanhar nossos conteúdo.

Deixe uma resposta