4 dicas para projetar um hospital moderno

4 dicas para projetar um hospital moderno

O que exatamente é um hospital moderno? Ou, mais especificamente, o que significa “moderno” em projetos para Hospitais? Essas perguntas devem ser respondidas antes das 4 dicas para projetar um hospital moderno.

A resposta para essas perguntas não seria dada por um grupo de arquitetos e engenheiros em uma sala de conferência. A resposta deveria, em vez disso, vir de uma compreensão profunda das necessidades dos pacientes e dos prestadores que ocuparão o prédio através do uso de uma abordagem baseada em evidências (ABE).

O que significa ter uma abordagem ABE?

Significa obter uma visão completa de uma variedade de partes interessadas com uma variedade de experiências e conhecimentos especializados. Um dos primeiros passos deve ser a pesquisa com essas partes. Para começar, deve-se definir duas idéias-chave: quais as perguntas que devem ser feitas e como integrar uma abordagem ABE ao projeto. Os administradores do negócio, prestadores e pacientes devem se envolver em cada etapa do projeto. Desta forma, todo o grupo conseguirá concretizar idéias e trabalhar através de desafios.

O que resultará dessa abordagem um pouco não-convencional são novas soluções como:

  • Instalação de um novo tipo de leito que reúne flexibilidade e tecnologia para entregar aos pacientes e prestadores maior eficiência e conforto;
  • Dentro de cada quarto, o paciente poderia controlar a iluminação e a temperatura, além de suas informações pessoais através de uma televisão interativa;
  • O uso sensato de tratamentos acústicos e estações de trabalho interdisciplinares semi-isoladas criaria um ambiente paciente silencioso;
  • Uma sala adaptável à urgência/emergência poderia ser configurada dentro do mesmo módulo para atender aos requisitos de cuidados intensivos.

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos que uma abordagem baseada em evidências pode trazer para projetos, que podem tornar a vida mais fácil para os usuários do hospital.

Então, como chegar lá? Abaixo estão quatro soluções importantes para a nossa equipe obtidas com o nosso projeto colaborativo baseado em evidências para este hospital do futuro. São 4 dicas para projetar um hospital moderno usando uma abordagem ABE com o usuário (funcionários, prestadores e pacientes).

4 dicas para Projetar um Hospital Moderno

Desenvolva sua Proposta de Valor

Uma proposta de valor é uma promessa do que vamos entregar aos nossos clientes. Mais do que isso, a proposta de valor é uma ideia, formulada na confiança em um determinado conceito. Quando executada, ela deve fornecer melhorias positivas para pacientes, cuidadores e operações. Ao mesmo tempo, mantém o retorno do investimento em mente. A proposta de valor ideal para projetar um hospital moderno é aquela que adiciona e remove elementos para criar um projeto final que melhore as operações diárias do hospital, aprimore a experiência do paciente e economize o dinheiro do cliente no longo prazo.

Faça Estudos e Pesquisas Científicas

Apesar de bem-intencionada, preparada e equipada, para qualquer equipe pode ser desafiador validar uma abordagem ABE. Uma maneira de superar esse desafio é aproveitar o grande número de pesquisas de projetos baseados em evidências já existentes. A pesquisa de literatura científica fornece avaliação, validação de relevância e possíveis aplicações em temas-chave. Procurar, selecionar, avaliar e combinar dados de estudos científicos e parâmetros reais do projeto (como cultura organizacional, localização, orçamento e cronograma) ajudará a dissipar opiniões divergentes e guiar decisões.

Pergunte ao Usuário

Pode ser difícil quantificar completamente como e quando seu projeto melhorou a experiência do paciente. Mas a menos que você pergunte, nunca saberá ao certo. Que melhor maneira de colocar os pacientes em primeiro lugar do que pedir-lhes diretamente a sua opinião? Fale com pacientes para entender o que eles precisam em uma instalação – eles são, afinal, a razão pela qual o prédio existe. Usando um questionário online, por exemplo, é possível pedir alguns pacientes para avaliarem o layout e o mobiliário. Quando combinados com evidências científicas, os resultados dessas pesquisas com pacientes permitem que você aprimore os objetivos do projeto. Assim, fica mais fácil focar na criação de espaços que melhorem a experiência do paciente. Essa é a mais importante das 4 dicas para projetar um hospital moderno.

Realize Avaliações Pós-Ocupação

Mesmo quando o projeto está concluído, não termina a necessidade de obter informações sobre o projeto. Crie questionários para captar respostas dos pacientes e provedores como forma de realizar uma avaliação pós-ocupação e ver o verdadeiro impacto do projeto. Os resultados preliminares desses relatórios podem ser muito positivos, por exemplo:

  • Os provedores provavelmente vão relatar níveis aprimorados de entrega de serviços graças ao acesso no design atualizado da sala do paciente.
  • Os pacientes vão notar melhorias no silêncio noturno.
  • A equipe médica poderá contratar mais colaboradores, resultado de estações de trabalho interdisciplinares.
  • Pacientes e provedores expressarão conforto das vistas e beleza da luz natural no novo prédio.

Se você é administrador ou arquiteto de hospital, no seu próximo projeto, opte por fazer algo melhor. Algo que não seja a mesma repetição de sempre e que olhe para o futuro. Os hospitais modernos não devem apenas responder, mas antecipar as necessidades de pacientes e provedores – prestadores e colaboradores. Basear um projeto em evidências permite entender melhor essas necessidades, resultando em instalações econômicas e que melhoram os resultados dos pacientes.

Leia também esse artigo sobre as Tendências na Construção de Hospitais para 2018.

Deixe uma resposta