10 equipamentos da construção civil que você precisa conhecer

10 equipamentos da construção civil que você precisa conhecer

Gerenciar um projeto de construção civil não é uma atividade fácil. Então, analisar e conhecer os equipamentos que podem facilitar o andamento da obra é um dos fatores que garantem o sucesso de um projeto. Confira este artigo e aprenda quais são os equipamentos da construção civil que todo engenheiro deve conhecer.

Equipamentos são a chave para que uma obra tenha maior produtividade, mas isso requer atenção e uma análise financeira consistente. Afinal, é preciso medir a economia e o nível de otimização no trabalho que cada ferramenta e/ou trará.  Além disso, é importante que você saiba o que é melhor para o seu projeto: comprar ou alugar.

Pensando nisso, preparamos este post com informações sobre equipamentos e como eles poderão ajudar no desempenho do seu projeto. Confira:

 

10 equipamentos da construção civil que você precisa conhecer

 

  1. Andaime:

Existem diferentes tipos de andaimes no mercado, mas, em geral, são estruturas de aço montadas para permitir trabalhos em determinadas alturas. Ou seja, esses equipamentos são usados para que, de maneira segura, as equipes consigam trabalhar em alturas elevadas.

É comum que este equipamento seja usado para a instalação de janelas, montagem de telhados e outras atividades que são realizadas em lugares altos.

Um ponto de atenção para o andaime é a segurança e inspeções necessárias, é preciso que o andaime obedeça as normas de segurança.

 

  1. Compactador de solo:

O  compactador de solo, como o próprio nome revela, é usado na construção civil para compactar o solo. O solo é a base da construção, logo, esse equipamentos pode ser usado para adensar terra ou até mesmo brita, entre outros.

 

  1. Compressor de ar:

Geralmente o compressor de ar é usado em projetos de grande porte. Essa máquina fornece ar de maneira contínua para que equipamentos e ferramentas funcionem em perfeito estado.

É importante que o compressor ofereça ar puro e sem partículas, portanto, este equipamento deve ter suas manutenções realizadas periodicamente.

Além disso, é comum que o compressor seja usado durante o processo de pintura e/ou para a limpeza de outros equipamentos.

 

  1. Escavadeira Hidráulica:

A escavadeira hidráulica é o equipamento que irá retirar a terra e também escavar os terrenos. Este equipamento é usado principalmente para escavar o solo ou remover grandes objetos.  Com ela é possível remover a terra e aplanar o terreno de maneira muito mais rápida e eficaz do que se o trabalho fosse feito manualmente.

 

  1. Esmerilhadeiras:

As esmerilhadeiras são usadas para diversas atividades dentro do canteiro de obras. Com este equipamento é possível lixar, cortar peças e afins.

É muito comum que a esmerilhadeira seja bastante usada na etapa de acabamento de um projeto, justamente por agilizar os retoques e cortes de maneira precisa.

Lembre-se de que este é um daqueles equipamentos que acelera bastante o processo de acabamento, diminuindo a tarefa manual.

 

  1. Furadeiras:

As furadeiras são bastante conhecidas até mesmo em atividades domésticas. Mas dentro de um canteiro elas podem exercer as mais diversas atividades – é claro que isso dependerá do tipo e força de cada uma. As furadeiras tem como propósito realizar furos em diversos tipos de materiais, os furos dependem do tamanho da broca e diferentes materiais podem exigir diferentes tipos de furadeiras.

 

  1. Lixadeira:

A lixadeira é outra ferramenta que é bastante utilizada na etapa de acabamento de um projeto. Essa ferramenta serve para lixar diferentes superfícies e garantir um visual mais refinado a eles. No caso de madeiras, por exemplo, a lixadeira é usada para evitar que lascas e farpas soltem da peça.

 

  1. Martelo:

Aqui não vamos falar dos modelos tradicionais de martelo, aqueles que já conhecemos e estamos acostumados a utilizar em casa. Atualmente existe no mercado modelos elétricos que trazem mais segurança e exigem menos força do parte do operador, sejam eles elétricos ou pneumáticos, permitindo que o trabalhador use menos força para realizar sua atividade.

 

  1.  Miniescavadeiras:

Dependendo do tamanho do seu projeto não é necessário uma escavadeira hidráulica gigantesca, uma miniescavadeira poderá te atender.

Este equipamento é menor do que uma escavadeira tradicional e, por ser menor, é possível que seja usado em locais menores.

Mas lembre-se que o tamanho não impede que ele desempenhe as mesmas funções de uma escavadeira salvo as devidas proporções.

 

  1. Parafusadeira:

Já parou para imaginar quantos parafusos são usados em um projeto? Colocar cada um deles de maneira manual pode levar horas e envolver muito esforço. A parafusadeira exige menos força, é muito mais rápida e otimiza a rotina dentro do canteiro.

 

Esquecemos algum item que você considera essencial? Comente aqui embaixo que falaremos mais sobre ele!

Deixe uma resposta