07 características que um bom engenheiro precisa ter

07 características que um bom engenheiro precisa ter

Ter conhecimento técnico é fundamental para ser um bom engenheiro. Mas você sabia que é possível ir muito além disso? Entenda quais são as principais características de um bom profissional de engenharia e veja como alcançá-las.

Ser um bom engenheiro vai muito além de ser bom em cálculos. Mas se você é um e está lendo esse texto, este é um ótimo sinal pois é provável que esteja em busca de melhorias.

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, além de uma boa qualificação é importante trabalhar também o relacionamento com parceiros e o espíritos de liderança. Ou seja, é preciso ir além da engenharia para ser um profissional com excelência e reconhecimento no mercado.

Quer saber quais são as características de um bom engenheiro? Então continue lendo este artigo.

 

1. Ser um bom líder

O espirito de liderança está presente nas pessoas mais memoráveis, isso porque essas pessoas são inspiradoras e tem forte  influência sobre os demais.

Engenheiros precisam de ser bons líderes porque muitas pessoas dependem de seu trabalho, logo, é preciso que seus colabores confiem em você e respeitem sua opinião.

Além disso, bons líderes disseminam conhecimento, assumem responsabilidades e sabem dividir tarefas. Também é importante que você faça com que sua equipe sinta-se valorizada e ouvida.

Acredita-se que algumas pessoas já nascem com o espírito de liderança, mas esse é um aspecto que sempre pode ser melhorado nos seres humanos.

Então se você deseja ser um bom líder, leia essas dicas: ,

  • Ouça o outro e respeitar diferentes opiniões;
  • Seja generoso;
  • Entenda o seu mercado;
  • Tenha conhecimento sobre a sua área;
  • Saiba delegar tarefas;
  • Conheça a sua equipe.

 

2. Ter organização

Ser organizado é importante não só para a gestão da sua vida pessoal mas também para o profissional.

Sabemos que engenheiros costumam trabalhar muito e justamente por isso é preciso ter controle do andamento de tarefas, projetos entre outras atividades.

Além disso, um bom engenheiro possui um olhar crítico e sabe quando priorizar atividades, quando delegar funções e dividir bem o seu tempo.

Lembre-se também de anotar suas ideias e ter lugares para elas, assim vocês não as perderá.

Para saber mais sobre organização e produtividade, leia: Dicas de produtividade para engenheiros

 

 

3. Constante vontade de aprender

Achar que já sabe tudo sobre o mercado é o primeiro passo para se tornar um profissional mediano.

Bons engenheiros reconhecem a necessidade do aprendizado constante e estão sempre buscando aprender coisas novas. E nunca se esqueça de buscar aperfeiçoamento naquelas atividades que você já domina.

Estudar é importante não só para não ficar ultrapassado mas também para ser um profissional cada vez mais completo.

E como já dissemos, seus estudos podem ir muito além do conhecimento técnico. Buscar ser um líder melhor também é um aprendizado.

Procure também por certificações e cursos na sua área, assim você será um profissional cada vez mais completo.

 

4. Ter a mente aberta

Todo mundo sabe que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano. E por mais que algumas pessoas não gostem, ela está aí para nos ajudar.

Se você é um profissional que não deseja ficar para trás, busque aprender sobre o que há de novo em seu mercado, analise as possibilidades que a tecnologia te trás e aplique aquilo que julgar interessante.

Outra vantagem da tecnologia é que ela está sempre mudando e se adaptando, então, não tenha medo de testar coisas novas.

 

5. Perfil analítico

Trabalhar com números é sempre um desafio. É preciso estar atento para não cometer nenhum erro e não deixar nada passar batido.

Neste caso, ter perfil analítico e preocupar-se com detalhes é quase um pré-requisito para que engenheiros executam bem o seu trabalho.

Buscar melhorias, analisar cenários, ter aptidão com gráfica e planilhas não só te tornarão um profissional melhor como te ajudará a encontrar novas ideias.

 

6. Pensamento econômico

Aqui não estamos falando sobre ser mão de vaca, mas sim sobre preocupar-se com recursos e evitar desperdícios.

Bons profissionais são preocupados com o meio-ambiente e com os custos de seu projeto.

Logo, buscam por alternativas para evitar o desperdício de matéria prima e maneiras de ter um projeto sustentável.

 

7. Capacidade de entender o mercado

Um bom engenheiro civil entende não só da sua área mas de todos os aspectos que envolvem um projeto .

Por isso, conhecer as normas de segurança do trabalho, organização do canteiro e exigências da legislação é requisito para você realize bem o seu trabalho.

Eu sei que ser um bom engenheiro não parece tão simples assim, mas é estudando que a excelência é alcançada.

Então que tal começar a sua jornada? Por isso, recomendamos que você curta nossas redes sociais para sempre receber nosso conteúdo.

Compartilhe:

 

Deixe uma resposta